• Palato

5 curiosidades sobre cerveja que você precisa saber

Quando gostamos muito de algo, é normal que nos aprofundemos com estudos e várias leituras. E como gostamos muito cerveja, essa verdade se aplica! Compramos vários livros, fazemos cursos e, principalmente, ficamos muito na parte prática que é degustar nossos queridos rótulos. Porém, muitas vezes somos surpreendidos por neófitos com várias dúvidas que nem sempre nos atentamos de início. Vamos tirar algumas dúvidas nesses tópicos principais?


1 – Quantos estilos de cerveja existem?


Essa é uma resposta bem complexa de responder, afinal de contas, qualquer cervejeiro de panela pode inventar um estilo em sua garagem. Porém, para termos uma noção mais oficial dos estilos, buscamos as referências em órgãos oficiais como a Brewers Association e o BJCP (Beer Judge Certification Program). Segundo a regulamentação da Brewers Association, associação de cervejeiros americana, fundada em 1978, existem 154 estilos de cerveja, já o BJCP cerca de 90. A diferença de valores se dá pelo fato da Brewers Association destrinchar mais os estilos enquanto o BJCP é mais generalista.


2 – Cerveja boa é a cerveja gelada!


Essa frase saída dos botequins das esquinas dói no ouvido de qualquer pessoa que realmente aprecia a bebida. Quanto mais gelada a cerveja, menos você sentirá seu sabor pois a baixa temperatura irá anestesiar as papilas gustativas além de que aromas ficarão mais retidos com a baixa temperatura. Experimente chupar gelo e depois beber algum suco ou comer uma bolacha. A sensação será bastante diminuída! Para nos guiarmos nas temperaturas das cervejas precisaremos verificar seu “corpo”. Cervejas mais leves, como Pilsners, Helles e Witbiers podem possuir uma temperatura mais baixa (cerca de 3 °C). Já cervejas como as de trigo (Weizenbiers) e Tripel pode-se tomar aos 5 °C, cervejas mais escuras como IPA, Porters e Weizenbock aos 7 °C. Belgian Strong Dark Ales, Barley Wines, Iperial Stouts e cervejas mais alcoólicas devem estar aos 10 °C. Na dificuldade de controlar as temperaturas eu sempre dou a dica de guardar as cervejas na geladeira (que chega bem aos 5 °C) e na hora de servir esperar um pouco. Com nosso clima, não vai demorar para chegar na temperatura ideal.



3 – O que é melhor: cerveja em lata ou garrafa?


A resposta é: depende. Cervejas em lata gelam mais rápido e são melhores para arma