top of page
  • Foto do escritorPalato

Verão no Casa: o arquiteto Alan Gaia dá dicas para decorar o seu lar.



É verão! Os dias super ensolarados e calorentos nos fazem sentir ainda mais a necessidade de conforto. Seja com roupas mais frescas, com uma alimentação mais leve ou até mesmo com uma decoração clean para enfrentar dias de muito calor.


Por isso, convidamos o arquiteto Alan Gaia para compartilhar suas dicas de decoração para aproveitar ao máximo a estação mais amada do ano.



Vamos conversar sobre os tipos de tecidos? Quais você indica para essa estação?


Alan: Durante o verão, é importante optar por tecidos frescos e leves para manter o ambiente confortável. Cortinas feitas de linhos ou tramas vazadas são boas opções para permitir a entrada de ar fresco.


Já para as persianas, é recomendado escolher tecidos vazados, incluindo os sintéticos. Outra sugestão é investir em tela solar, que além de ser esteticamente bonita, também possui função de isolamento térmico.


Em relação aos estofados, qual a sua sugestão?


Alan: A ideia é a mesma usada nas cortinas. Tecidos mais leves, como o linho, são atuais e uma ótima opção para a decoração de sua casa. Esqueçam os suedens, veludos ou chenilles, pois são tecidos quentes e acumulam poeira e ácaros, o que fará você querer manter as janelas e portas fechadas.



E as cores?


Alan: A cor é algo de gosto pessoal, mas eu super recomendo tons claros para tudo. Enfatizo para tudo, pois isso também serve para cortinas e estofados. Porém, devemos pensar nas paredes e tetos. Portanto, prefira tons claros, como off-white, cinza ou fendi. A combinação fica perfeita!


E como o verão é a estação mais colorida do ano, com flores tropicais abundantes, é uma boa ideia aproveitar essa paleta natural para adicionar cor ao ambiente. Plantas tropicais em vasos de vidro, cerâmica ou porcelana são uma excelente opção para dar um toque de elegância e colorido a um espaço claro, bem iluminado e ventilado.



É importante não ser radical e incluir tons de madeira no decor. Painéis, móveis como mesa de centro e bancos, e até mesmo alguns forros podem ser feitos de madeira. A madeira aquece o ambiente e atende à nossa necessidade instintiva de ver texturas naturais.


No entanto, é recomendado optar por tons mais claros e escolher madeiras naturais ou de demolição para um efeito mais autêntico. Ah! Dê prioridade a tons mais naturais. As madeiras de demolição são uma ótima pedida!


Como distribuir a mobília no ambiente todo personalizado para o Verão?


Alan: Para começar, recomendo que as cortinas sejam do chão ao teto, evitando cortinas que cubram apenas metade da parede, pois isso pode dar um ar ultrapassado.


Quanto aos estofados, é melhor optar por menos peças maiores ao invés de muitos móveis pequenos. Isso significa ter uma grande sala de estar ou varanda em vez de vários ambientes menores, a não ser que o espaço seja muito amplo.


Por fim, lembre-se: sua casa deve refletir sua personalidade e priorizar seu conforto, portanto, não deixe que convenções, modas ou tendências se sobreponham ao seu bem estar.



As sugestões foram muito úteis, não é mesmo? Afinal, o verão é a época ideal para reunir-se com amigos e familiares.


Visite as unidades do Palato Casa, acompanhe nossas redes sociais, site ou baixe o App e deixe sua casa ainda mais linda para o Verão.


Comments


bottom of page