• Palato

Villars: o jeito mais gostoso de visitar a Suíça

A Suíça, além de ser o destino dos mais audaciosos, que buscam conhecer os alpes e aventurar-se em um clima mais frio, é famosa pelos relógios e pelos canivetes, produtos de alta qualidade e tidos como os melhores do mundo. Mas nem só por alpes, relógios e canivetes a Suíça é conhecida. Os chocolates da região são famosos e arrebatam os paladares mais exigentes!

Em 1819, François-Louis Cailler instalou a Corsier-sur-Vevey, uma das primeiras manufaturas de chocolate mecanizadas, criando assim a marca mais antiga da Suíça! A notícia da invenção do chocolate ao leite pelo chocolatier suíço Daniel Peter correu o mundo e fez o país se chancelar no quesito produção de chocolate. Somado a isso, veio a criação da técnica de conchagem, processo de mistura e aeração do chocolate derretido, etapa na qual o produto ganha uma textura mais macia e aveludada.



Villars: o autêntico chocolate suíço


Fundada em 1901 por Wilhelm Kaiser, um jovem com, à época, 28 anos, a Villars orgulha-se de, depois de anos, ainda prezar pelo processo artesanal, do chocolate feito com a torrefação do feijão, com a conchagem e moldagem originais.


Localizado em uma área famosa por suas fazendas leiteiras, o Villars Maître Chocolatier tem a qualidade do leite muito elevada, qualidade essa que é reconhecida em seu produto final, o chocolate. A preocupação com a produção do leite é uma das mais criteriosas do mercado. As vacas leiteiras estão presentes em pequenas propriedades familiares, que possuem cerca de 20 a 25 vacas, apenas. Essas fazendas são conhecidas por praticarem métodos tradicionais de melhoramento do leite, como alimentação balanceada com feno e capim frescos, contato diário com os animais e preservação do meio ambiente.

O cuidado com os grãos de cacau é tão importante quanto com o leite. Eles são escolhidos a dedo! Seja Crioulo, Forastero ou Trinitario, e suas subvariedades, os grãos de cacau são selecionados pela qualidade de aroma e de sabor, além do solo específico de cada região onde foram cultivados.


Com esses princípios intrínsecos, os mestres chocolatiers vasculham o mundo em busca de insumos de altíssima qualidade para, assim, fazer combinações de sabores perfeitas. Dessa forma, a produção do chocolate da Villars se utiliza do pasto e do leite de alta qualidade para produzir um dos melhores chocolates do mundo!


Confira alguns sabores que todo chocólatra precisa experimentar: