top of page
  • Foto do escritorPalato

5 fatos que você não conhece sobre a vodka!



A Rússia, país sede da Copa do Mundo 2018, também é o país da vodka! A cultura desta bebida na Rússia é tão forte que se assemelha às tradições da cachaça no Brasil. Mas embora à fama russa, a autoria da vodka é um motivo de disputa entre vários países!


1. Meia russa, meia polonesa Na década de 70, a Polônia afirmou que a vodka era propriedade deles, e apenas a Polônia poderia utilizar a denominação “vodka”, da mesma forma que ocorre com o champagne que é exclusivo da região francesa. Mas inconformados, a União Soviética foi atrás da comprovação da origem da vodka e o tribunal internacional decidiu a favor dos soviéticos. Então, SIM, a vodka é da Rússia!

2. Mais do que uma bebida

A vodka faz parte da cultura da Rússia economicamente e culturalmente. Esta bebida foi uma forte aliada dos soldados russos durante a 1ª e 2ª Guerra Mundial. Era utilizada como antisséptico para limpar armas e feridas.


3. Mais do que uma bebida, mas também uma bebida... Ainda na guerra, outra função da vodka era servir de estímulo para os soldados. 100ml de vodka diariamente para controlar a adrenalina no sangue.


4. A vodka é feita de...? Mas afinal, do que é feita a vodka? Obtida a partir da fermentação de alguns produtos como cevada, milho, trigo, arroz, ervas, batatas… A escolha do produto depende do sabor e da qualidade que o produtor quer obter.


5. A importância da água

Outra figura importante é a água utilizada. Cada região produtora de vodka tem a sua fórmula característica que garante exclusividade ao sabor!

Que tal conhecer os sabores das vodkas originalmente russas? Em Maceió, você encontra as vodkas russas nas lojas do Palato.

bottom of page