• Palato

5 fatos que você não conhece sobre a vodka!



A Rússia, país sede da Copa do Mundo 2018, também é o país da vodka! A cultura desta bebida na Rússia é tão forte que se assemelha às tradições da cachaça no Brasil. Mas embora à fama russa, a autoria da vodka é um motivo de disputa entre vários países!


1. Meia russa, meia polonesa Na década de 70, a Polônia afirmou que a vodka era propriedade deles, e apenas a Polônia poderia utilizar a denominação “vodka”, da mesma forma que ocorre com o champagne que é exclusivo da região francesa. Mas inconformados, a União Soviética foi atrás da comprovação da origem da vodka e o tribunal internacional decidiu a favor dos soviéticos. Então, SIM, a vodka é da Rússia!

2. Mais do que uma bebida

A vodka faz parte da cultura da Rússia economicamente e culturalmente. Esta bebida foi uma forte aliada dos soldados russos durante a 1ª e 2ª Guerra Mundial. Era utilizada como antisséptico para limpar armas e feridas.


3. Mais do que uma bebida, mas também uma bebida... Ainda na guerra, outra função da vodka era servir de estímulo para os soldados. 100ml de vodka diariamente para controlar a adrenalina no sangue.


4. A vodka é feita de...? Mas afinal, do que é feita a vodka? Obtida a partir da fermentação de alguns produtos como cevada, milho, trigo, arroz, ervas, batatas… A escolha do produto depende do sabor e da qualidade que o produtor quer obter.


5. A importância da água

Outra figura importante é a água utilizada. Cada região produtora de vodka tem a sua fórmula característica que garante exclusividade ao sabor!

Que tal conhecer os sabores das vodkas originalmente russas? Em Maceió, você encontra as vodkas russas nas lojas do Palato.

#bebida