Já imaginou fazer uma viagem totalmente dedicada a explorar o sabor das vinícolas de cada região? Esse sonho existe e tem nome: Enoturismo! E Portugal é um dos destinos mais procurados! Embarque nesta viagem e conheça os motivos que tornam estes vinhos portugueses tão especiais.
Embora Portugal seja um país de pequenas dimensões, possui 13 regiões DOC’s (Denominação de Origem Controlada), responsáveis pela produção de vinhos de excelente qualidade! Cada região possui a sua particularidade tanto na história quanto na terra e no clima.
VINHO VERDE
Já ouviu falar neste tradicional Vinho Verde e imaginou que ele recebe este nome por conta da sua cor? Isso é um mito. Vinho Verde é o nome da região situada no noroeste de Portugal, que produz um vinho único no mundo! As condições naturais da região contribuem para a obtenção de excelentes vinhos brancos, espumantes e aguardentes.
Sugestão de vinho da região Vinho Verde:
Quinta de Balão Loureiro
Vinho fácil de beber, que pode ser apreciado como aperitivo, sendo deliciosamente refrescante. Acompanha pratos de peixe, mariscos, saladas, pizzas, sushi e ainda assados de carnes diversas.
DOURO E VINHO DO PORTO
Uma curiosidade interessante sobre essa região é o tão famoso Vinho do Porto, que não é produzido no Porto, e sim na região do Douro. Porto é o local em que os vinhos são armazenados.
A produção de vinhos na região do Douro cresceu muito nos últimos vinte anos. Além dos tradicionais vinhos do Porto, são referência na produção de vinhos brancos e tintos com destaque mundial! Um dos locais mais mencionados quando se fala em vinho de qualidade.
Sugestão de vinho da região do Douro:
Quinta do Noval Tawny
Vinho do Porto de cor alourado, com notas de nozes e frutas secas. No paladar é leve e macio. Um vinho elegante e delicado. Ótimo acompanhamento para sobremesas.
LISBOA
A capital de Portugal, embora não seja muito divulgada, é uma região produtora de vinhos elegantes, bem estruturados, frescos e muito frutados.
Sugestão de vinho da região de Lisboa:
Quinta de Chocapalha Tinto
Rico no aroma, com notas de frutas pretas maduras e notas florais. No paladar apresenta uma boa estrutura, com uma excelente combinação taninos-acidez, e um final longo e elegante. Combina com hambúrgueres de cogumelos e carnes picantes.
TEJO
Uma área de transição entre o norte e sul de Portugal, com ambiente mediterrâneo e influências atlânticas. Vinhos saborosos, de boa qualidade e muito acessíveis.
Sugestão de vinho da região Tejo:
Portas do Sol Tinto
Com estilo agradável, gastronômico e fácil de beber, esbanja frutas vermelhas, ótima acidez e final médio. Um vinho fácil de beber. Um verdadeiro achado do Tejo, com excelente relação qualidade e preço. Recomendado para acompanhar pratos de carne branca ou queijos de sabor suave
ALENTEJO
Esta região tem um fator bastante peculiar: recebe mais de três mil horas de sol por ano! Já no primeiro ano, os vinhos possuem paladar harmônico e elegante. Um dos vinhos queridinhos dos enólogos, que se encantam logo no primeiro gole.
Sugestão de vinho da região de Alentejo:
Paulo Laureano Clássico Tinto
Vinho macio, que remete às quentes planícies alentejanas, com uma frescura agradável, taninos sedosos, macios e uma elegante e longa persistência. Ideal para harmonizar com carne de caça, ensopados densos, queijos curados de sabor forte.
Se você quiser levar para casa o sabor destes renomados vinhos portugueses, passe no Palato! Mas se você quiser conhecer as vinícolas portuguesas de perto, também passe no Palato! Estes vinhos podem te levar para Portugal!
Gostou? Quer concorrer a viagem para Portugal com direito a acompanhante?
Este ano, o Festival de Inverno do Palato leva um sorteado com acompanhante para conhecer as vinícolas de Portugal . Leia outro post que preparamos e confira como concorrer.
Boa viagem!