top of page
  • Foto do escritorPalato

Achachairu: Encontre no Palato essa pérola tropical amazônica.



Se você é um apreciador de  frutas exóticas e deliciosas da Amazônia, como o açaí e o cupuaçu, vai adorar conhecer o Achachairu. Chamada muitas vezes de "a pérola escondida da Amazônia", o Achachairu  é um verdadeiro tesouro tropical que está começando a ganhar destaque nos mercados internacionais devido ao seu sabor único e suas propriedades nutricionais e que agora você encontra no Palato.



Origens e Cultivo


Foto: google


O Achachairu, cientificamente conhecido como Garcinia humilis, é originário da região amazônica da Bolívia, onde é cultivado há séculos pelas comunidades indígenas. Sua árvore é de porte médio, com folhas verde-escuras brilhantes e flores pequenas e brancas. A fruta em si, é do tamanho de uma bola de golfe e tem uma casca laranja fina e brilhante.


O cultivo dessa fruta exótica requer um clima tropical úmido, com solo bem drenado e ricos em matéria orgânica. Embora nativa da Amazônia boliviana, ela também pode ser encontrada em algumas outras partes da América do Sul, como Colômbia, Equador e Brasil.



Sabor e Benefícios Nutricionais



O que torna o Achachairu especial é o seu sabor único. Sua polpa é suculenta, com um equilíbrio perfeito entre doce e ácido, lembrando um pouco o sabor de outras frutas tropicais, como o mangostão e a lichia.

 

Além de deliciosa, é uma excelente fonte de vitaminas e minerais, incluindo vitamina C, vitamina B6, potássio e cálcio. Também é rica em antioxidantes, que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres no corpo.



Como Consumir



Muitos gostam de comê-lo fresco, cortado ao meio e consumido com uma colher, para saborear a polpa suculenta diretamente da casca. Também pode ser usado para fazer sucos, sorvetes, geleias e até mesmo licores, adicionando um toque tropical a qualquer receita.


O Achachairu é muito mais do que uma fruta exótica; é uma jóia da biodiversidade amazônica, repleta de sabor e benefícios nutricionais. Aprecie essa pérola escondida da Amazônia. Sua jornada pelo mundo das frutas tropicais será ainda mais rica em sabor e saúde.


bottom of page