top of page
  • Foto do escritorPalato

Colomba Pascal -Tradição Italiana em sua mesa de Páscoa. 



Especialidade da culinária italiana, a Colomba Pascal está  tradicionalmente associada à celebração da Páscoa


A própria palavra "Colomba", ”pomba" em italiano, simboliza a paz e o seu formato está ligado à tradição cristã.


Com raízes na década de 1930, ela foi criada pela empresa italiana de panificação e confeitaria Motta, que lançou o produto na forma de um pão doce em formato de pomba.  A ideia era oferecer uma alternativa à tradicional colomba de Páscoa, um bolo em forma de cordeiro consumido durante a Semana Santa.



A Colomba Pascal se tornou popular em toda a Itália e agora é uma tradição culinária profundamente enraizada na Páscoa do mundo inteiro, frequentemente compartilhada entre familiares e amigos como um símbolo de alegria e renovação.


As receitas podem variar de região para região na Itália, bem como ao redor do mundo. Conheça algumas das variedades:



Clássica: Versão tradicional com ingredientes como: farinha, açúcar, ovos, manteiga e frutas cristalizadas. A cobertura é frequentemente uma camada de glacê de amêndoas ou açúcar de confeiteiro.


Chocolate: Variação que inclui cacau em pó ou pedaços de chocolate na massa, adicionando um sabor único de chocolate à colomba.


Com Frutas Secas: Similar à clássica, mas com a adição de frutas secas como passas, damascos ou figos, proporcionando uma textura e sabor diferentes.







Com Amêndoas: Contém amêndoas na massa e/ou como parte da cobertura, oferecendo um toque crocante e um sabor amendoado.


Recheada: Algumas versões têm um recheio, como creme de limão, creme de pistache, ou até mesmo uma camada de chocolate no meio da massa.


Integral ou de Grãos Integrais: Utiliza farinha integral ou uma mistura de grãos integrais para uma versão mais saudável.


De Limão ou Laranja: Adiciona suco ou raspas de limão ou laranja à massa para um sabor cítrico refrescante.




Harmonização



Sendo uma sobremesa doce e macia, a Colomba Pascal harmoniza bem com bebidas e vinhos entre os quais você confere abaixo:


Espumante ou Prosecco: Um espumante seco ou um Prosecco brut é uma excelente escolha. A efervescência e a acidez ajudam a equilibrar a doçura da Colomba, proporcionando uma combinação refrescante.


Vinho Branco Frisante: Também pode ser uma escolha adequada. A doçura do vinho complementará os sabores da Colomba.


Vinho de Sobremesa: Vinhos doces, como um vinho de sobremesa, podem ser harmonizados com sucesso. Um Vin Santo, um Sauternes ou um Late Harvest são boas opções.




Vinho do Porto: Um Porto Tawny mais suave pode ser uma escolha interessante. Sua doçura e complexidade podem complementar os sabores da Colomba.


Licor de Amêndoas ou Limoncello: Opção não alcoólica ou alternativa, você pode considerar servir um licor de amêndoas ou limoncello. Ambos os sabores podem complementar de maneiras diferentes.


Café ou Chá: É uma escolha clássica. A temperatura quente da bebida contrasta bem com a textura macia da Colomba.


Agora que você ampliou seus conhecimentos sobre a Colomba Pascal, pode saborear na prática as nossas opções.



Adquira a sua em nossas lojas e tenha uma Feliz e saborosa Páscoa!


bottom of page