Buscar
  • Palato

Queijos e vinhos: saiba como harmonizar

Esse combo faz sucesso há muito tempo e, com chegada do inverno, o clima mais ameno é um convite perfeito para uma noite com queijos e uma bela taça de vinho, concorda? Mas você sabe quais queijos devem compor essa tábua? E como harmonizar cada tipo de queijo com seus rótulos preferidos? Continue a leitura, que hoje traremos dicas de ouro!


Além da complexidade de sabores, a versatilidade e a infinidade de combinações é enorme graças à fermentação de cada vinho e à maturação de cada tipo de queijo. As etapas do processo de produção, por exemplo, também contam muito para a construção de sabores e para a elaboração de uma mesa incrível.


Pra começarmos a entender como funciona a harmonização, é importante atentar para o terroir, que nada mais é do que o ambiente em que o vinho foi produzido, sendo responsável pelas características de sabor, aroma e coloração. Com os queijos, acontece algo muito semelhante, dependendo do tipo do animal produtor do leite, ambiente em que ele foi criado, o que esse animal consumiu etc. Levando todos esse pontos em consideração, o aspecto e sabor variam e mudam completamente, por isso a importância de saber algumas combinações infalíveis. Vamos a elas?



Gouda e brie


Queijos macios, como o gouda e o brie, são clássicos nas tábuas de frios. O brie é cremoso e possui uma casca branca em volta, já o gouda, suave e adocicado, tem uma casca avermelhada e não comestível e possui buraquinhos em sua polpa. Ambos harmonizam bem com vinhos brancos feitos com a uva Chardonnay, por exemplo.




Gorgonzola


Esse aqui é superconhecido! Com o aspecto marcante, é um queijo azul de consistência cremosa. Harmoniza com vinhos mais encorpados e secos, como o um Malbec ou Cabernet Sauvignon.




Emmental e gruyère

Por terem aroma e sabor marcantes e complexos, estão aqui duas amostras de queijos que não costumam agradar a todos. O ideal é harmonizar com rótulos de complexidade à altura, que irão complementar a experiência sensorial, como um Chianti, clássico italiano, ou um Bordeax, queridinho francês.





Parmesão


Os amantes de queijos secos e duros não deixam passar a experiência de saborear um bom parmesão. Sua picância harmoniza bem com um italiano Chianti ou com um vinho branco mais doce, contrastando com o sabor desse queijo queridinho.



Provolone


Sabia que o provolone é da mesma família do muçarela? A grande diferença entre os dois é o tempo de maturação que, como já aprendemos, pode mudar completamente a experiência olfativa e sensorial. Para uma harmonização perfeita, você não deve deixar faltar um Cabernet Sauvignon ou um Merlot à mesa. Experimente, você vai se surpreender!



Ricota e cottage


Esse são os mais leves da "família". Bastante discretos nos quesitos sabor e aroma, é importante saber harmonizar com o rótulo adequado para não prejudicar a experiência sensorial do combo queijo + vinho. Por isso, a sugestão é optar por vinhos também leves e frutados, como um espumante ou um Sauvignon Blanc, ideais para combinar com esses queijos.






Agora que você já sabe como harmonizar queijos e vinhos para uma experiência completa, é só aproveitar o friozinho das noites mais amenas com uma bela taça do seu vinho preferido. Acesse loja.palato.com.br e compre sem sair de casa. Tim-tim!



PALATO PONTA VERDE 24h

Rua Deputado José Lages, 700 
Ponta Verde - Maceió - AL

FIQUE POR DENTRO

Não perca nenhuma novidade.
Baixe o nosso aplicativo.

App Store icon white
Google Play icon white

PALATO PARQUE

7h - 22h

Rua Comendador Palmeira, 286 
Farol - Maceió - AL

  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle

PALATO FAROL

Segunda a Sábado 7h - 00h

Domingo 7h - 22h

Avenida Fernandes Lima, 548

Farol - Maceió - AL

SAC:

82 2126 - 3092

SEG - SEX 08h00 - 19h00

VOCÊ MERECE O MELHOR TODOS OS DIAS

EM&X® 2020