Buscar
  • palato

Saiba como escolher um bom azeite

Da dieta mediterrânea para todo o mundo, o azeite de oliva ficou conhecido por ser uma gordura “saudável” e acabou se tornando um item indispensável quando o assunto é alimentação equilibrada. Além de deixar a comida mais gostosa, ele tem ação anti-inflamatória, é fonte de antioxidantes e favorece a saúde cardiovascular, além de diversos outros benefícios, que vão desde a saúde da pele até a redução dos riscos de depressão.



Mas você sabe como escolher corretamente o seu azeite? Confira abaixo as características que você deve levar em consideração na hora de selecionar a opção ideal.


Região

O clima influencia no sabor. Por isso, na hora de comprar seu azeite é importante estar atento aos países com tradição na produção deste alimento tão amado. No Brasil, 90% do azeite consumido vem da Espanha, Portugal e Argentina, mas também podem ser encontradas opções vindas da Itália, Grécia e Chile de excelente qualidade. Até mesmo em cada país, há rótulos diferentes para cada região de colheita, conferindo aromas e sabores diversos. No Palato, temos azeites de diversas partes do mundo para você escolher de acordo com a origem.


Tipo

Observando a quantidade de etapas de refinamento, você pode escolher entre extravirgem, virgem e refinado. O mais saudável é o extravirgem, que por ser extraído na primeira prensagem a frio, carrega a pureza de sabor, aroma, antioxidantes e outros nutrientes. Na segunda prensagem, é obtido o azeite virgem, que também é de boa qualidade, mas tem características sensoriais diferentes. E, por último, o refinado, que é o mais barato e popular por precisar ser purificado artificialmente devido à acidez alta. Os mais indicados para consumo frio, em saladas e massas, sem dúvida são o extravirgem e o virgem.


Acidez

Fique atento ao grau de acidez, que está relacionado à pureza do azeite. Ele pode variar entre 0,2 a 0,12%, sinalizando o teor de ácidos graxos livres. Baixa acidez geralmente indica árvores e azeitonas bem tratadas, com cuidadosos processos de colheita e de produção, como por exemplo os extravirgens, que apresentam acidez máxima de até 0,8%. Azeites com acidez acima de 2% não são indicados para o consumo. Fique de olho!


Extração

De acordo com a forma de extração, ele pode ser prensado a frio ou refinado. O ideal é optar sempre pelo tipo de extração a frio, que determina azeites obtidos a menos de 27 graus, ou seja, a prensagem da oliva foi feita a frio, ajudando a preservar os fitoquímicos do azeite. Verifique sempre a embalagem para conferir as informações sobre o tipo de extração!

Agora você já sabe os critérios que influenciam na escolha de um bom azeite. Lembre-se: na hora da compra, leia sempre o rótulo para identificar todos esses dados e pesquise as informações específicas sobre o azeite do seu interesse para conhecer suas características.

Passe no Palato e confira nossa seção com azeites de diversas nacionalidades, ou compre online e receba em casa através da nossa loja virtual clicando aqui. Escolha a opção ideal para você e aproveite todas as vantagens desse superalimento!


PALATO PONTA VERDE 24h

Rua Deputado José Lages, 700 
Ponta Verde - Maceió - AL

FIQUE POR DENTRO

Não perca nenhuma novidade.
Baixe o nosso aplicativo.

App Store icon white
Google Play icon white

PALATO PARQUE

7h - 22h

Rua Comendador Palmeira, 286 
Farol - Maceió - AL

  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle

PALATO FAROL

Segunda a Sábado 7h - 00h

Domingo 7h - 22h

Avenida Fernandes Lima, 548

Farol - Maceió - AL

SAC:

82 2126 - 3092

SEG - SEX 08h00 - 19h00

VOCÊ MERECE O MELHOR TODOS OS DIAS

EM&X® 2020