• Palato

Uva Montepulciano: você conhece?

O nome é bem diferente, mas, com certeza, você já experimentou algum vinho feito com essa uva! As cidades de Abruzzo, Mache e Molise, na Itália, são grandes produtoras dessa uva. Além dos excelentes vinhos que origina, as Montepulciano vão muito bem na composição de corte, quando combinadas com uvas Sangiovese e Syrah, por exemplo.

Os vinhos feitos com essa uva costumam ter um sabor leve, baixa acidez, taninos suaves e coloração escura e densa. Os aromas encontrados em rótulos de Montepulciano são os de cereja, alcaçuz, amora preta, com notas de cacau e tabaco. No paladar, se mostram persistentes! Mesmo sendo consumidos, geralmente, quando jovens, esses são rótulos que envelhecem com dignidade por décadas!

Para harmonizar, vinhos dessa uva vão muito bem com pratos mais encorpados e com sabores mais estruturados, como guisados, carne de porco ou cordeiro, ou ainda massas com temperos mais presentes! Vale lembrar: queijos curados e risotos combinam superbem! Para servir, a temperatura do vinho deve estar entre 16ºC e 17ºC, quando o vinho terá a melhor performance.

O cultivo da Montepulciano se faz presente em vinhedos de diversas partes do mundo, da Nova Zelândia aos Estados Unidos e Austrália, onde a variedade está ainda em fase experimental. Se for passar pelas vinícolas da Itália, vale muito a pena visitar esse região central italiana.