top of page
  • Foto do escritorPalato

O bolo mais adorado do mundo



Você já ouviu falar em madeleine? Bolinho francês adorado em todo mundo, digno de respeito por ser uma das delícias mais suculentas dos aperitivos adocicados. Quando uma boa madeleine é saboreada, ela é capaz de encantar e marcar a memória com um sabor único e irresistível!

A madeleine é um pequeno bolo assado em formato de concha, produzido originalmente com ovos e raspas de limão. É um bolo típico da cidade de Commercy na França. Conta-se que ele foi servido pela primeira vez na mesa do duque de Lorraine no século XVIII. Diz a lenda que nesta noite, o convidado de honra para o jantar era o escritor Voltaire. Muita gente naquela região não simpatizava com o escritor, inclusive o mordomo e o padeiro do duque, que recusaram preparar o jantar. Para salvar a noite, uma empregada de nome Madeleine, improvisou uma receita de bolo que foi servida e adorada por todos!

As madeleines combinam perfeitamente com os lanches da tarde, acompanhadas de chás, cafés e sucos. Um aperitivo doce e delicado que merece ser compartilhado com pessoas queridas. O autor Proust em seu livro “Em busca do tempo perdido“, ao comer a madeleine molhada no chá relata o que sentiu: “Invadira-me um prazer delicioso, isolado, sem a noção de sua causa.”


Este bolinho tornou-se ícone da culinária francesa. O cozinheiro Joseph Grellier, famoso por seus bolos, biscoitos e galettes, fundou na França a empresa St Michel, responsável por fazer com que todas essas delícias ganhem o mundo na sua forma original de produção.

As madeleines da St Michel são feitas com autenticidade da receita original de Commercy, mantendo o sabor e a textura fofinha, característica marcante deste bolinho. Além da opção tradicional, também têm as opções com chips de chocolate, coberturas de chocolate e caramelo. Todas as receitas são sem conservantes, sem corante e sem gordura hidrogenada.

Ficou com vontade de vivenciar este sabor? Visite o Palato e descubra as deliciosas madeleines!


bottom of page