top of page
  • Foto do escritorPalato

Fomos buscar na Manduria um dos melhores Primitivos



Os amantes de vinho já devem ter ouvido falar nos vinhos do sul da Itália, conhecidos como Primitivo di Manduria. Eles recebem este nome por serem produzidos com a uva Primitivo, na cidade italiana Manduria, que fica na região de Puglia. Mas você sabe o porque desta ser uma das uvas ícones da Itália e um dos vinhos mais apreciados no mundo?

Os vinhos produzidos com a uva Primitivo são muito apreciados por seres bebidas tradicionalmente perfumadas e encorpadas. Esta casta de uva é responsável por dar origem a vinhos de qualidade excelente! É o vinho ideal para aqueles que gostam de uma bebida concentrada, de forte sabor frutado, com taninos leves e acidez controlada.

A uva do tipo Primitivo recebeu este nome pelo amadurecimento precoce das suas vinhas. E por conta deste amadurecimento precoce, esta uva tem grande quantidade de açúcar residual, o que resulta em vinhos com alto teor alcoólico. A região de Manduria é o local de condições ideais para a produção desta casta. Por isso, o Primitivo di Manduria é um dos vinhos mais adorados do mundo!


Primitivo di Manduria Attanasio

Um excelente vinho desta região é o Primitivo di Manduria Attanasio da vinícola Attanasio Giuseppe. No ranking realizado pelo site italiano Intravino, este vinho ficou em 4º lugar na classificação dos melhores vinhos do tipo Primitivo. O que chama bastante atenção neste vinho é o seu perfume. Após 12 meses envelhecendo em barricas de carvalho, a bebida alcança perfumes complexos e sofisticados. Além de manter o sabor das uvas nativas da região de Manduria.

É um vinho de cor vermelho rubi, geleia vermelha, framboesa, mirtilo e anis. Bastante encorpado, com taninos macios e muito saboroso. O vinho Primitivo di Manduria Attanasio tem uma elegância surpreendente!

Uma ótima sugestão para harmonização é utilizar como acompanhamento de pratos de carne vermelha, queijos com sabor forte e amarelados, ou até mesmo com a pizza!

Sobre o Intravino

O Intravino é um tradicional blog coletivo italiano, original e independente que publica informações, degustações e notícias sobre o mundo do vinho diariamente.

Ficou com vontade de degustar este vinho ícone da Itália? Visite o Palato e conheça o sabor e perfume do Primitivo di Manduria!


bottom of page