top of page
  • Foto do escritorPalato

Aprenda o jeito certo de armazenar os queijos


Queijos são uma delícia, não é mesmo? Mas com tanta variedade fica até difícil saber qual a maneira correta de armazenar cada um para preservar a qualidade e o sabor. Na dúvida, muita gente acaba armazenando todas na geladeira, o que é correto para muitos tipos de queijos. Porém, mesmo na geladeira, eles possuem suas particularidades.

É importante seguir as orientações que constam na embalagem de cada tipo de queijo e não guardar queijos diferentes no mesmo recipiente para não alterar o sabor e a conservação. Também é preciso limpar a faca sempre que for cortar um tipo de queijo diferente.


Queijo Minas

Sempre guarde o queijo minas sem o soro e na parte menos fria da geladeira para não congelar. Pois diferente de outros queijos, o queijo minas não deve ser congelado, já que tem muita água, ao descongelar ele perde a textura do queijo fresco, tornando-se arenosa.

É comum o queijo minas formar uma casca amarelada ao redor. Ao consumir, retire essa parte. Quando o queijo forma essa casca amarelada indica que ele não está mais tão fresco, e por isso deve ser consumido logo. Para evitar essa parte amarelada por mais tempo, guarde o queijo em um depósito vedado.


Queijo Prato e Mussarela

Estes queijos costumam soltar um líquido dentro dos recipientes que são armazenados na geladeira. Isso tem relação com a temperatura da geladeira, que provavelmente está muito alta. Mas ainda pode ser consumidos. O ideal é armazená-los em recipientes vedados. Caso apresente alguma indicação de mofo, jogue o queijo fora e higienize o recipiente com água fervente.


Queijo Parmesão

Os queijos mais duros, como o parmesão, muitas vezes são armazenados fora da geladeira. O que não é um problema, pois não altera o seu sabor. Mas se a temperatura ambiente do lugar em que você estiver é quente, não corra riscos: guarde-o na geladeira.


Queijo Brie e Camembert

Estes queijos já são comercializados nas embalagens apropriadas para armazenamento. Mantenha o queijo brie e camembert nas embalagens originais para conservar a qualidade e o sabor.


Queijo Mussarela, Prato, Provolone, Parmesão, Gorgonzola, Cheddar, Gouda

Para evitar o ressecamento e o aparecimento de bolor nestes tipos de queijos, após consumir, embrulhe-os em plástico filme ou papel alumínio para guardar na geladeira. Assim você diminui o contato dos queijos com o oxigênio.

Uma dica de ouro para aproveitar o sabor verdadeiro dos queijos é retirá-los da geladeira com 30 minutos antes de servir. Aproveite para harmonizar com um bom vinho!

Post relacionado:


bottom of page