Habemus cerveja!

Olá!
Não é preciso ser um Benjamim Franklin para saber que “a cerveja é a prova viva que Deus nos ama e nos quer ver felizes”. Como citamos no artigo anterior sobre a Páscoa, a Igreja Católica tem muito mais a ver com a cerveja que o próprio vinho. Inclusive existem inúmeros santos cervejeiros (Sim!!!!) que contribuíram bastante para que hoje pudéssemos ter em nossas prateleiras esse líquido divino.
Em outros papos iremos conversar sobre esses santos e seus milagres, nesse aqui vamos papear um pouco sobre alguns de seus discípulos: Os monges trapistas.
Os Trapistas são monges que fizeram um voto de pobreza tão austero que só vestem trapos? Nem tanto né... Há outra lenda que na escassez de papel na segunda guerra utilizavam panos velhos para seus estudos. Tudo lenda! Na verdade a Ordem Cirtesciense da Estrita Observância, cuja fundação foi no mosteiro de Notre-dame de La Trape (Eis o “trapo”!!), é uma ordem que segue a regra de São Bento, ou seja, a ora et labora, ou seja, reza e trabalhe meu fio (em tempos de reformas de previdência acredito que todos podemos nos considerar um pouco trapistas não é mesmo? Hehehehe). Como todo o mosteiro é sustentado pelos seus monges com seus trabalhos artesanais que, para eles, é uma forma de contemplação e louvor, não é à toa que seus produtos possuam uma qualidade divina! Tanto foi o valor agregado ao seu produto que tiveram que criar a Associação Internacional Trapista e para proteger os produtos de seus mosteiros e garantir a qualidade deles foi criado o selo de Produto Trapista Autêntico (seria a ISO 9001 dos monges?).
Os produtos vendidos, cujas vendas são revertidas para os mosteiros e obras de caridade, são queijos, indumentária monástica, pães, biscoitos e... e... e... e... CERVEJA! Sempre que você vir esse selo abaixo, pode estar certo que você tem um produto feito com muita reza!

Atualmente existem 11 mosteiros que possuem suas cervejas com o selo de autenticidade: 6 na Bélgica, 2 na Holanda, 1 na Áustria, 1 nos EUA e 1 na Itália. Nas prateleiras do Palato podemos encontrar as cervejas de 4 desses mosteiros. Não vou entregar o ouro agora... Que tal a gente dar umas vasculhadas nas prateleiras em busca desses selos e nos próximos posts falar uma a uma?
Encontre o selo, fotografe e nos marque no instagram @palato24h.
Cheers!!!

Jayme Marden é Sommelier de cervejas formado pelo Instituto de Cervejas do Brasil (ICB-SP) em conjunto com a Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-SP) e a Association de la Sommellerie Internationale (ASI), sócio-fundador e atual membro da diretoria da Associação de Cervejeiros Caseiros e Artesanais de Alagoas (ACervA Alagoana)