Buscar
  • Palato

Aproxima de mim este cálice



Olá!

Todo mundo conhece a taça de vinho, taça de espumante e copo de uísque, certo? Mas quando falamos copo de cerveja o que vem em mente? Aquele copo de geleia de mocotó da birosca da esquina? A “tulipa” do barzinho que serve cerveja a -3°? A caneca trincando de gelada naquele bar australiano? Bom galera, não vou dizer aqui que vocês vinham bebendo errado... Afinal você pode beber onde quiser (tem gente que bebe em pote de azeitona, o porquê nem pergunte que não sei) mas para ter uma experiência sensorial adequada na degustação daquela boa cerveja que você investiu alguns bons reais (imagina estragar uma Deus de quase R$300,00 por quê não soube servir corretamente) é necessário saber ao menos qual o copo adequado para cada tipo de cerveja. Vou aqui ilustrar os mais básicos que o bom degustador de cervejas DEVE ter em sua cristaleira/armário (utilizar a taça oficial da própria cerveja já é ponto certo) e também alguns substitutos para não fazer feio quando receber alguns amigos e você só tenha a sua taça:


Copo Weiss

Ideal para: cervejas de trigo alemãs

Esse é bem bonito e é requisito imprescindível na casa do degustador de cervejas. O copo possui 500ml para caber todo o líquido da garrafa no copo. Pois, além do serviço de uma Weiss ser um showzinho a parte (quem sabe mais pra frente não postemos um vídeo aqui para mostrar os diversos serviços de Weiss?) o formato do copo permite que a cada gole a espuma se renove, fazendo com que a experiência sensorial olfativa esteja presente até o fim da cerveja.

Substitutos:

Caneca ou Mug de 500ml


Copo Lager

Ideal para: Bohemian Pilsner, German Pils, Munich Helles, Kellerbier, Viena Lager, American Lager É ideal que se tenha esse copo aos montes. Afinal, a grande maioria de seus convidados vão querer cervejas levinhas. Seu formato alongado permite maior aproveitamento sensorial da drinkability (facilidade de beber) e do leve aroma das cervejas de baixa fermentação.

Substitutos: “tulipa” do boteco (não coloque no congelador por favor!!!)


Pint

Ideal para: Inglesas, American IPA, American Pale Ale Esse é um copo que podemos utilizar para muitos tipos de cerveja. Todas as inglesas podem ser utilizadas nesse copo assim como algumas ales americanas ou até mesmo algumas lagers aromáticas. Há uma diferença pequena do pint inglês para o americano (questão de apenas 105ml) e a explicação mais plausível desse “calombo” no copo é para que haja uma trava caso o copo escorregue da mão do obstinado bebedor.


Tulipa Ideal para: Belgian Strong Golden Ale, Tripel, Red e Brown Flandres Essa sim a verdadeira tulipa! Seu corpo arredondado ajuda a reter os aromas e curvatura da abertura garante a estabilidade da espuma. Algumas tulipas de algumas cervejas contém uma gravação a laser no fundo do copo que também ajuda a reter a espuma.

Substitutos: Conselho... Compre um copo o mais parecido com a tulipa possível. Mas na falta, pode usar um Goblet.


Goblet Indicado para: Dubbel, Trippel, Quadruppel, Belgian Strong Dark Ale

Praticamente um cálice de vidro. Não é mera coincidência ser o tipo de taça utilizada para a grande maioria das cervejas de abadia (e trapistas!!). Seu formato além de conferir uma beleza eclesiástica, evitam que o calor das mãos passe rapidamente para a cerveja.

Substitutos: Tulipa

Muitas dessas taças, você encontra facilmente aqui no Palato Casa. É importante ter em bom número para servir os amigos, cada qual no seu copo! Cheers!

Sobre o autor: Jayme Marden é Sommelier de cervejas formado pelo Instituto de Cervejas do Brasil (ICB-SP) em conjunto com a Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-SP) e a Association de la Sommellerie Internationale (ASI), sócio-fundador e atual membro da diretoria da Associação de Cervejeiros Caseiros e Artesanais de Alagoas (ACervA Alagoana)


PALATO PONTA VERDE 24h

Rua Deputado José Lages, 700 
Ponta Verde - Maceió - AL

FIQUE POR DENTRO

Não perca nenhuma novidade.
Baixe o nosso aplicativo.

App Store icon white
Google Play icon white

PALATO PARQUE

7h - 22h

Rua Comendador Palmeira, 286 
Farol - Maceió - AL

  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle

PALATO FAROL

Segunda a Sábado 7h - 00h

Domingo 7h - 22h

Avenida Fernandes Lima, 548

Farol - Maceió - AL

SAC:

82 2126 - 3092

SEG - SEX 08h00 - 19h00

VOCÊ MERECE O MELHOR TODOS OS DIAS

EM&X® 2020