Buscar
  • Palato

Cervejas harmonizadas com muito rock!



Que a relação polêmica entre álcool e rock´n roll é antiga todos vão concordar. Entretanto, muitos dos punks da década de 70, dos metaleiros e hard rockers da década de 80/90 (Ao menos os que sobreviveram e eu me incluo na lista! ehehhehehe) estão com um relacionamento muito mais amadurecido do que há 20, 30 ou 40 anos. O poliamorismo entre os vários estilos de rock e estilos de cerveja revelou uma tendência entre as bandas que muito dificilmente podemos observar com outro estilo musical e outra bebida: As cervejas das bandas! Não é difícil encontrar versões cervejeiras de algum álbum ou banda que marcou nossa juventude. Que tal chamar sua antiga galera para uma noite de rock, queijos e cerveja para escutar aquele antigo disco e relembrar aqueles fatos antológicos que só quem caiu no meio de uma roda de punk ou deu um mosh no show da banda favorita vai saber contar? A cerveja é a bebida que não apenas harmoniza com comidas. É curioso como os cervejockeiros (será que que esse termo cola?) conseguem se inspirar numa música e interpretá-la em forma de cerveja! Coisas que só quem é fã da banda e de cerveja conseguirá apreciar em sua totalidade. E para fechar nosso post de hoje e aproveitando o clima frio que estamos sendo agraciados nos últimos dois meses, trago algumas recomendações de cervejas e combinações com queijos para que a experiência sensorial seja tão memorável quanto um show ao vivo dos Ramones!

João Gordo - Hefe Weizen (ABV 5%)

O icônico rockeiro João Gordo lançou em 2013 uma Hefe Weizen (cerveja alemã de trigo não filtrada) que leva a sua cara. Curiosamente essa cerveja é bem antagônica ao seu rótulo, pois é uma cerveja bem leve. Cor amarelo claro, levemente turva, aromas florais e amargor baixo. Cerveja bastante refrescante que agrada os paladares mais sensíveis e desacostumados com cervejas mais encorpadas.

Como harmonização, a dica é usar queijos leves para não quebrar os delicados sabores e aromas proporcionados pela cerveja. Boas opções são o brie, edam ou gouda! Provem nessa ordem e com moderação, ou todos vamos ficar gordos como o João!

Ratos de Porão Crucificados Pelo Sistema – Red Ale (ABV 6%) Para comemorar os 30 anos do primeiro CD da banda ratos de porão foi criada, em parceria com a cervejaria Dortmund, a raivosa cerveja Crucificados Pelo Sistema. Uma Red Ale de cor âmbar, translúcida, de espuma cremosa e persistente, aromas e sabores caramelados remetendo também a biscoito e produtos de panificação. Possui um sabor de pão tostado e o malte nos agracia com um sabor de açúcar queimado que balanceia perfeitamente com o persistente amargor de médio porte. Uma harmonização que abranda a força dessa cerveja é tomar junto com queijo gouda, seu dulçor acalma os paladares mais sensíveis ao amargor e complementa perfeitamente o caramelado da cerveja. Queijo do reino e um bom queijo provolone também são ótimas combinações.

Matanza – India Pale Ale (ABV 6,5%)

A banda carioca Matanza nascida em 1996, com suas músicas regadas de insultos e rotinas de bar barra pesada não poderia deixar de ter sua própria cerveja. Os aromas cítricos de lúpulos americanos é o cartão de visitas da Matanza India Pale Ale que invadirão suas narinas no momento que você tirar a tampa da garrafa. Possui uma coloração dourada, espuma baixa e pouco carbonatada (nem sempre gás é sinônimo de boa cerveja!). É uma cerveja bem intensa e maltada, sua potência alcoólica aliada ao alto amargor é uma boa interpretação de uma das músicas do Matanza: “Pé na porta e soco na cara”. Uma cerveja de maior corpo precisa de queijos que possuam sabores mais marcantes como o Reino e Provolone. Atenção para não usar queijos adocicados, haverá literalmente uma briga de sabores dentro de sua boca. O que irá deixar a sensação bem enjoativa.

Corre nas prateleiras do Palato para garantir suas cervejas e queijos, faz sua playlist, topa o som e aproveite!

Saúde!

Sobre o autor: Jayme Marden é Sommelier de cervejas formado pelo Instituto de Cervejas do Brasil (ICB-SP) em conjunto com a Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-SP) e a Association de la Sommellerie Internationale (ASI), sócio-fundador e atual membro da diretoria da Associação de Cervejeiros Caseiros e Artesanais de Alagoas (ACervA Alagoana)


PALATO PONTA VERDE 24h

Rua Deputado José Lages, 700 
Ponta Verde - Maceió - AL

FIQUE POR DENTRO

Não perca nenhuma novidade.
Baixe o nosso aplicativo.

App Store icon white
Google Play icon white

PALATO PARQUE

7h - 22h

Rua Comendador Palmeira, 286 
Farol - Maceió - AL

  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle

PALATO FAROL

Segunda a Sábado 7h - 00h

Domingo 7h - 22h

Avenida Fernandes Lima, 548

Farol - Maceió - AL

SAC:

82 2126 - 3092

SEG - SEX 08h00 - 19h00

VOCÊ MERECE O MELHOR TODOS OS DIAS

EM&X® 2020