Olá!
Que os alemães são muito exigentes e orgulhosos de suas cervejas isso ninguém há de negar. Mas o interessante de se estudar as cervejas da escola alemã é que automaticamente você estará estudando a história de a geografia de toda a Alemanha. Isso porque os alemães são tão nacionalistas (Heil cerveja!) que cada região desenvolveu e especializou-se num estilo próprio. Se fôssemos secundaristas alemães e os professores utilizassem a cerveja como fonte de estudo só tiraríamos 10 nessas matérias, não é mesmo?
Hoje falaremos sobre um estilo mantido comercialmente pela cidade de Bamberg desde o século XV: As Rauchbiers! Pronunciando-se “Rrrraurrr” quase como se fosse um rugido (mas para não pagarmos de bierchatos podemos chamar de “rauxi” mesmo) essa cerveja utiliza maltes que sofreram um processo de defumação. Como não havia a tecnologia de hoje, antigamente as torras do malte eram feitas utilizando madeira como combustível e não tinha como escapar da fumaça diretamente nos grãos. Rauchbiers via de regra são lagers (falamos sobre elas no post anterior, não leu? Dá uma conferida!) e seus aromas e sabores exótico remeterão a fogo, cinzas e fumaça! São cervejas de sabor bem marcantes, porém bem versáteis. Combinam com uma enorme gama de embutidos, charutos e até no preparo de alimentos!
A cervejaria Brauerei Heller, detentora da marca Aecht Schlenkerla, manteve a tradição de defumar os grãos e ostenta a fama de A rauchbier e o Palato trouxe várias integrantes da família para nós, vamos dar uma conferida?
Aecht Schlenkerla Rauchbier Märzen
ABV 5.1%
Os grãos de malte dessa cerveja são defumados com troncos de faia, o que confere a cerveja um exótico sabor de bacon! Esse bacon líquido pode ser um grande divisor para neófitos no mundo das cervejas e até uma indulgência para o amigo vegano consumir bacon sem culpa! Combine com provolone e/ou um bom presunto e sinta o potencial gastronômico dessa bela cerveja!
Aecht Schlenkerla Rauchbier Weizen
ABV 5.2%
A única cerveja de alta fermentação da família. Essa cerveja de trigo tem um sabor menos defumado pois o utiliza um blend de malte de cevada defumado com malte de trigo não defumado. Além do aroma e sabor característico da defumação, vai possuir aromas e sabores de banana e cravo (presença mais que desejada das cervejas de trigo alemãs)
Aecht Schlenkerla Eiche Doppelbock
ABV 8%
A cerveja mais alcoólica da família é defumada utilizando troncos de carvalho, o que confere um defumado bem diferente das outras “irmãs” como se tivesse sido envelhecida em barris. Cerveja forte para noites frias ou para acompanhar com um bom charuto.
Sobre o autor: Jayme Marden é Sommelier de cervejas formado pelo Instituto de Cervejas do Brasil (ICB-SP) em conjunto com a Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-SP) e a Association de la Sommellerie Internationale (ASI), sócio-fundador e atual membro da diretoria da Associação de Cervejeiros Caseiros e Artesanais de Alagoas (ACervA Alagoana)