Buscar
  • Palato

Rauchbier: O bacon líquido



Olá!

Que os alemães são muito exigentes e orgulhosos de suas cervejas isso ninguém há de negar. Mas o interessante de se estudar as cervejas da escola alemã é que automaticamente você estará estudando a história de a geografia de toda a Alemanha. Isso porque os alemães são tão nacionalistas (Heil cerveja!) que cada região desenvolveu e especializou-se num estilo próprio. Se fôssemos secundaristas alemães e os professores utilizassem a cerveja como fonte de estudo só tiraríamos 10 nessas matérias, não é mesmo?

Hoje falaremos sobre um estilo mantido comercialmente pela cidade de Bamberg desde o século XV: As Rauchbiers! Pronunciando-se “Rrrraurrr” quase como se fosse um rugido (mas para não pagarmos de bierchatos podemos chamar de “rauxi” mesmo) essa cerveja utiliza maltes que sofreram um processo de defumação. Como não havia a tecnologia de hoje, antigamente as torras do malte eram feitas utilizando madeira como combustível e não tinha como escapar da fumaça diretamente nos grãos. Rauchbiers via de regra são lagers (falamos sobre elas no post anterior, não leu? Dá uma conferida!) e seus aromas e sabores exótico remeterão a fogo, cinzas e fumaça! São cervejas de sabor bem marcantes, porém bem versáteis. Combinam com uma enorme gama de embutidos, charutos e até no preparo de alimentos!

A cervejaria Brauerei Heller, detentora da marca Aecht Schlenkerla, manteve a tradição de defumar os grãos e ostenta a fama de A rauchbier e o Palato trouxe várias integrantes da família para nós, vamos dar uma conferida?


Aecht Schlenkerla Rauchbier Märzen

ABV 5.1%

Os grãos de malte dessa cerveja são defumados com troncos de faia, o que confere a cerveja um exótico sabor de bacon! Esse bacon líquido pode ser um grande divisor para neófitos no mundo das cervejas e até uma indulgência para o amigo vegano consumir bacon sem culpa! Combine com provolone e/ou um bom presunto e sinta o potencial gastronômico dessa bela cerveja!


Aecht Schlenkerla Rauchbier Weizen

ABV 5.2%

A única cerveja de alta fermentação da família. Essa cerveja de trigo tem um sabor menos defumado pois o utiliza um blend de malte de cevada defumado com malte de trigo não defumado. Além do aroma e sabor característico da defumação, vai possuir aromas e sabores de banana e cravo (presença mais que desejada das cervejas de trigo alemãs)


Aecht Schlenkerla Eiche Doppelbock

ABV 8%

A cerveja mais alcoólica da família é defumada utilizando troncos de carvalho, o que confere um defumado bem diferente das outras “irmãs” como se tivesse sido envelhecida em barris. Cerveja forte para noites frias ou para acompanhar com um bom charuto.

Sobre o autor: Jayme Marden é Sommelier de cervejas formado pelo Instituto de Cervejas do Brasil (ICB-SP) em conjunto com a Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-SP) e a Association de la Sommellerie Internationale (ASI), sócio-fundador e atual membro da diretoria da Associação de Cervejeiros Caseiros e Artesanais de Alagoas (ACervA Alagoana)


PALATO PONTA VERDE 24h

Rua Deputado José Lages, 700 
Ponta Verde - Maceió - AL

FIQUE POR DENTRO

Não perca nenhuma novidade.
Baixe o nosso aplicativo.

App Store icon white
Google Play icon white

PALATO PARQUE

7h - 22h

Rua Comendador Palmeira, 286 
Farol - Maceió - AL

  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle

PALATO FAROL

Segunda a Sábado 7h - 00h

Domingo 7h - 22h

Avenida Fernandes Lima, 548

Farol - Maceió - AL

SAC:

82 2126 - 3092

SEG - SEX 08h00 - 19h00

VOCÊ MERECE O MELHOR TODOS OS DIAS

EM&X® 2020