• Palato

Temperatura do vinho: Você sabe qual é a mais indicada?



Você já tomou o mesmo vinho em um restaurante e na sua casa, e notou uma diferença no sabor? Um dos motivos é a temperatura em que o vinho é armazenado. E que fique claro: vinho servido à temperatura ambiente só se você estiver em local com a temperatura até 18°! Outro pecado cometido é congelar o vinho. O gosto adocicado e o aroma podem ser prejudicados caso o vinho não esteja nas condições ideais de preservação.

Listamos as 3 principais características que se alteram nos vinhos de acordo com a temperatura em que é armazenado:

  • Sabe aquela impressão de travar a boca ao tomar um vinho tinto? É provocado pela presença do elemento tanino. Quanto mais gelado o vinho tinto, mais amargo ele fica, prejudicando o sabor.

  • Já o aroma, fica mais acentuado em temperaturas mais elevadas. Mas precisa ter cautela, pois se passar da temperatura ideal, o vinho pode perder o frescor e elegância. Os vinhos brancos não precisam ser armazenados em temperaturas mais altas porque já possuem o perfume naturalmente intenso.

  • Quanto a doçura do vinho, ela é acentuada em temperaturas altas e amenizada nas temperaturas baixas. Então, o vinho mais gelado será menos doce.

Para ajudá-lo, abaixo colocamos a temperatura ideal para armazenar cada tipo de vinho:

Espumante - 4°C a 10°C

Vinho Branco - 6°C a 12°C

Vinho Tinto Leve - 12°C a 15°C

Vinho Tinto Encorpado - 16°C a 18°C