Buscar
  • Palato

Temperatura do vinho: Você sabe qual é a mais indicada?



Você já tomou o mesmo vinho em um restaurante e na sua casa, e notou uma diferença no sabor? Um dos motivos é a temperatura em que o vinho é armazenado. E que fique claro: vinho servido à temperatura ambiente só se você estiver em local com a temperatura até 18°! Outro pecado cometido é congelar o vinho. O gosto adocicado e o aroma podem ser prejudicados caso o vinho não esteja nas condições ideais de preservação.

Listamos as 3 principais características que se alteram nos vinhos de acordo com a temperatura em que é armazenado:

  • Sabe aquela impressão de travar a boca ao tomar um vinho tinto? É provocado pela presença do elemento tanino. Quanto mais gelado o vinho tinto, mais amargo ele fica, prejudicando o sabor.

  • Já o aroma, fica mais acentuado em temperaturas mais elevadas. Mas precisa ter cautela, pois se passar da temperatura ideal, o vinho pode perder o frescor e elegância. Os vinhos brancos não precisam ser armazenados em temperaturas mais altas porque já possuem o perfume naturalmente intenso.

  • Quanto a doçura do vinho, ela é acentuada em temperaturas altas e amenizada nas temperaturas baixas. Então, o vinho mais gelado será menos doce.

Para ajudá-lo, abaixo colocamos a temperatura ideal para armazenar cada tipo de vinho:

Espumante - 4°C a 10°C

Vinho Branco - 6°C a 12°C

Vinho Tinto Leve - 12°C a 15°C

Vinho Tinto Encorpado - 16°C a 18°C

Vinhos Brancos

Para evitar o forte sabor de álcool do vinho branco e conservar as propriedades do espumante, eles devem ser armazenados em temperaturas baixas, entre 4°C e 12°C, como o Sauvignon Blanc e o Chardonnay.

Vinhos Tintos

Como os vinhos tintos são ricos em taninos e são ácidos, eles não devem ser armazenados em baixas temperaturas. Então, os vinhos tintos mais leves e os rosados devem ser preservados em temperatura intermediária de 12°C a 15°C, como o Bordeux e o Shiraz, por exemplo.

Os tintos mais encorpados, como o Cabernet Sauvignon, são ainda mais ácidos, por isso a temperatura de armazenamento deve ser maior que os demais. A temperatura recomendada é 18°C. Alguns especialistas concordam que esta é a temperatura limite para servir qualquer tipo de vinho.

Adegas

Vimos que cada vinho possui uma temperatura ideal. Agora você deve estar nos perguntando: posso armazenar os vinhos brancos e tintos na mesma adega? Sim, pode! Na adega 34 garrafas da Electrolux por exemplo, é possível conservar vinhos brancos e tintos. A dica fundamental é colocar os vinhos tintos nas prateleiras superiores, pois neste local a temperatura não está tão baixa quanto nas prateleiras inferiores, local ideal para armazenar os vinhos brancos.


Para os amantes colecionadores de vinhos, uma boa sugestão para conservação em temperatura ideal é uma adega com dois compartimentos. Desta forma é possível ajustar a temperatura de cada compartimento separadamente, como a adega 84 garrafas da Elettromec. Na parte superior, a faixa de temperatura é de 5°C a 10°C, e na parte inferior de 10°C a 18°C.


Quer colocar em prática as dicas e degustar um bom vinho? No Palato você encontra ótimas ofertas de vinhos e adegas para experimentar o verdadeiro sabor de um bom vinho servido em temperatura ideal na comodidade da sua casa.


PALATO PONTA VERDE 24h

Rua Deputado José Lages, 700 
Ponta Verde - Maceió - AL

FIQUE POR DENTRO

Não perca nenhuma novidade.
Baixe o nosso aplicativo.

App Store icon white
Google Play icon white

PALATO PARQUE

7h - 22h

Rua Comendador Palmeira, 286 
Farol - Maceió - AL

  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle

PALATO FAROL

Segunda a Sábado 7h - 00h

Domingo 7h - 22h

Avenida Fernandes Lima, 548

Farol - Maceió - AL

SAC:

82 2126 - 3092

SEG - SEX 08h00 - 19h00

VOCÊ MERECE O MELHOR TODOS OS DIAS

EM&X® 2020