A Sardegna é uma ilha ao oeste da Itália, conhecida pelo cultivo das uvas da longevidade! As videiras desta região possuem os mais altos índices de antioxidante do mundo, que auxiliam o bom funcionamento do coração e uma vida longa. Além de serem vinhos saborosos, encorpados e com muita personalidade.
Por ser uma ilha de região montanhosa com sol forte e ventos severos vindos do norte, é ideal para castas consideradas de difícil cultivo. A altitude elevada do local garante o perfeito amadurecimento das uvas de alta qualidade que ganharam reconhecimento internacional, sendo a grande promessa do universo vinífero.
Por estar situada em Alghero, uma das melhores áreas para cultivo de uvas na Sardegna, a vinícola de Santa Maria de La Palma tem solos ricos. As suas colinas voltadas para o mar garantem o clima perfeito para o desenvolvimento de diversos tipos de uvas.
Uvas
A Vermentino, mais famosa uva branca da Itália, é uma das castas cultivadas na Sardegna. Os vinhos provenientes desta casta são muito aromáticos, com fragrância fresca e equilibrados. A sugestão é degustar os vinhos Papiri e Aragosta Vermentino di Sardegna.
Uma excelente uva tinta é a Cannonau, também conhecida como Grenache, que produz vinhos frutados, encorpados com sabor aveludado e vigoroso. A sugestão é degustar os vinhos Cannonau e Le Bombardi di Sardegna.
A uva Monica, prospera em locais especiais do Lago Baratz. Seus vinhos são perfumados e elegantes, com notas aromáticas de frutas vermelhas, como a cereja. São macios e delicados no paladar. A sugestão é degustar o vinho Monica di Sardegna.
Os mais potentes tintos sardos são provenientes da uva Carignano. São vinhos escuros e rústicos. Já a uva Cabernet tem aroma de frutas negras, como amora, cassis e framboesa. A sugestão é degustar o vinho Cabirol Alghero.
Confira os vinhos da Sardegna disponíveis no Palato:
Ficou com vontade de experimentar os premiados vinhos da Sardegna? Os melhores vinhos da Itália agora estão disponíveis em Maceió! Visite o Palato e deguste o sabor da longevidade.