Buscar
  • Palato

Os benefícios do “ouro líquido”



Você conhece o “ouro líquido”? Este é o apelido que os mediterrâneos deram para o azeite. As evidências a favor do apelido são vastas! Que todo azeite tem como matéria-prima a azeitona, já é de conhecimento de todos. Mas você sabe a diferença do azeite refinado, virgem e extravirgem? Vamos te ajudar a entender.

O que diferencia os tipos de azeite é a quantidade de etapas de refinamento. O refinamento altera a acidez do óleo, o que influencia na sua qualidade. O nível de acidez menor significa que o azeite terá mais benefícios.

Ou seja, em relação aos proveitos do azeite para a saúde, podemos colocá-los no ranking:

3º lugar - Refinado: Possui mais de 2% de acidez em sua composição. São submetidos a processos químicos, sendo refinados mais de uma vez e misturados com os azeites extravirgem e virgem para dar aroma e sabor. Embora os azeites percam as suas propriedades ao serem utilizados em temperaturas muito altas, como frituras, ainda assim é mais saudável optar por utilizar o azeite refinado do que o consumo de óleo tradicional de soja.

2º lugar - Virgem: A acidez está entre 0,8% e 2%. Ele é derivado da primeira prensagem da azeitona, não sendo necessário processamento químico. É uma opção saudável e de boa qualidade. São mais indicados para utilização em pratos que serão aquecidos, pois torna o sabor mais forte e adocicado quando aquecido.

1º lugar - Extravirgem: O campeão de qualidade possui acidez até 0,8%. Pode apostar nesta opção! Ele impede o acúmulo de gordura na região abdominal, reduzindo o risco de problemas cardíacos e diabetes, combate dores e inflamações, protege contra a agressão dos raios ultravioletas, contribui com a digestão, facilita a absorção de cálcio pelos ossos, melhora a atividade intestinal; e há ainda quem diga que ajuda na redução do friz do cabelo! Precisamos concordar com os mediterrâneos, certo? Mas não pode abusar na quantidade, já que uma colher de sopa possui 108 calorias. O ideal é consumir uma colher de sopa no almoço e outra no jantar. É recomendável utilizá-lo em pratos como saladas que não são aquecidos, pois como vimos, o azeite perde suas propriedades em temperaturas elevadas.

Um azeite extravirgem que prova que nem toda gordura faz mal é o italiano DE CECCO, azeite extravirgem que ficou entre os três melhores colocados em uma pesquisa de qualidade realizada pelo Paladar. A pesquisa analisou características como aroma, sabor, sensação de picância e amargor. Ficou com vontade de experimentar? No Palato tem! Dê uma passadinha aqui para provar que uma vida saudável também pode ser prazerosa.


Foto: Daniel Teixeira/Estadão


PALATO PONTA VERDE 24h

Rua Deputado José Lages, 700 
Ponta Verde - Maceió - AL

FIQUE POR DENTRO

Não perca nenhuma novidade.
Baixe o nosso aplicativo.

App Store icon white
Google Play icon white

PALATO PARQUE

7h - 22h

Rua Comendador Palmeira, 286 
Farol - Maceió - AL

  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle

PALATO FAROL

Segunda a Sábado 7h - 00h

Domingo 7h - 22h

Avenida Fernandes Lima, 548

Farol - Maceió - AL

SAC:

82 2126 - 3092

SEG - SEX 08h00 - 19h00

VOCÊ MERECE O MELHOR TODOS OS DIAS

EM&X® 2020