Buscar
  • Palato

Conheça as flores ideais para cultivar em sua casa


De acordo com um artigo publicado no Journal of Environmental Psychology, ter plantas com flores em casa ajuda a diminuir os níveis de estresse. E precisamos concordar que também deixam o ambiente com mais vida! Mas as flores possuem características singulares de acordo com cada espécie. Algumas gostam da luz direta, enquanto outras não sobrevivem na exposição constante ao sol. Por isso, é essencial conhecer sobre a planta que pretende colocar em casa.

Além de analisar a luminosidade do local, é importante saber o que se deseja transmitir na decoração de cada ambiente. Algumas plantas são capazes de transmitir sofisticação, alegria ou acolhimento. Para os que buscam por elegância, uma ótima escolha são as orquídeas. As gérberas são opções para um ambiente alegre. Já as violetas e as rosas garantem aconchego.

Se você pretende cultivar as flores em casa ou apartamento que não bate sol constantemente, não se preocupe. Há lindas opções de flores que se desenvolvem melhor na sombra. Entretanto, é importante ter luminosidade e ventilação para a sobrevivência das plantas.

Abaixo estão três sugestões de plantas charmosas que podem ser cultivadas em casa:

Violeta

A violeta é uma ótima escolha para os ambientes sem a luz solar direta. Estas plantas apreciam a luz indireta e locais bem iluminados. É importante manter o substrato úmido, mas sem excesso de água para evitar o apodrecimento das raízes. Regar uma ou duas vezes por semana é suficiente. A violeta consegue armazenar água por um bom tempo. Uma dica é verificar a folha: quanto mais espessa, maior a capacidade de armazenar água.


Gérbera

Essas flores, assim como as violetas, preferem locais bem iluminados onde recebam luz, mas não suportam a exposição direta do sol. Elas devem ser hidratadas uma ou duas vezes por semana, dependendo do clima, com preferência nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde. É importante remover as flores e folhas secas para que floresça novamente.


Orquídea Phalaenopsis

Um grande atrativo desta espécie de orquídea é que ela pode florescer por dois meses consecutivos mesmo dentro de casa. A Phalaenopsis aprecia ambientes frescos e com luminosidade, por isso é indicada para ficar próxima de janelas, portas ou varandas, desde que não tenha a incidência direta do sol. Regá-las uma vez por semana nas estações quentes e a cada quinze dias nas estações mais amenas. Enquanto o substrato estiver úmido, não precisa regar.

Você sabia que as orquídeas não morrem depois que as flores acabam? A maioria das orquídeas têm um período de dormência que pode durar semanas ou meses. É importante saber que elas passam por esse período para poupar os nutrientes, que são muito utilizados no período de floração, E se você tem orquídeas que estão passando por essa fase e pretende deixar a cidade mais bonita, faça a doação da sua orquídea para o Palato. Em parceria com a Prefeitura de Maceió e o projeto Todos Pela Cidade, o Palato realiza o plantio das orquídeas no canteiro central da Fernandes Lima para tornar a cidade mais florida e colorida!


Quando estiver hidratando as plantas, evite molhar as flores. A água deve ser colocada diretamente no substrato de modo uniforme. Também é importante não deixar água acumulada no pratinho para não provocar o perecimento da planta.

Na hora de levar as plantas para casa, fique atento no estado das folhas, nada de escolher folhas murchas, amareladas ou queimadas. Selecione plantas em que o substrato nos vasos esteja soltinho e não quebradiço. Se você está procurando uma flor para um evento pontual, opte pelas flores mais abertas e vistosas. Mas se procura por durabilidade das flores, selecione as plantas que ainda estão com botões.

Quer colocar em prática as dicas e harmonizar a sua casa? Visite o Palato e escolha as flores que combinam com o seu ambiente.


PALATO PONTA VERDE 24h

Rua Deputado José Lages, 700 
Ponta Verde - Maceió - AL

FIQUE POR DENTRO

Não perca nenhuma novidade.
Baixe o nosso aplicativo.

App Store icon white
Google Play icon white

PALATO PARQUE

7h - 22h

Rua Comendador Palmeira, 286 
Farol - Maceió - AL

  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle

PALATO FAROL

Segunda a Sábado 7h - 00h

Domingo 7h - 22h

Avenida Fernandes Lima, 548

Farol - Maceió - AL

SAC:

82 2126 - 3092

SEG - SEX 08h00 - 19h00

VOCÊ MERECE O MELHOR TODOS OS DIAS

EM&X® 2020