• Palato

Conheça as flores ideais para cultivar em sua casa


De acordo com um artigo publicado no Journal of Environmental Psychology, ter plantas com flores em casa ajuda a diminuir os níveis de estresse. E precisamos concordar que também deixam o ambiente com mais vida! Mas as flores possuem características singulares de acordo com cada espécie. Algumas gostam da luz direta, enquanto outras não sobrevivem na exposição constante ao sol. Por isso, é essencial conhecer sobre a planta que pretende colocar em casa.

Além de analisar a luminosidade do local, é importante saber o que se deseja transmitir na decoração de cada ambiente. Algumas plantas são capazes de transmitir sofisticação, alegria ou acolhimento. Para os que buscam por elegância, uma ótima escolha são as orquídeas. As gérberas são opções para um ambiente alegre. Já as violetas e as rosas garantem aconchego.

Se você pretende cultivar as flores em casa ou apartamento que não bate sol constantemente, não se preocupe. Há lindas opções de flores que se desenvolvem melhor na sombra. Entretanto, é importante ter luminosidade e ventilação para a sobrevivência das plantas.

Abaixo estão três sugestões de plantas charmosas que podem ser cultivadas em casa:

Violeta

A violeta é uma ótima escolha para os ambientes sem a luz solar direta. Estas plantas apreciam a luz indireta e locais bem iluminados. É importante manter o substrato úmido, mas sem excesso de água para evitar o apodrecimento das raízes. Regar uma ou duas vezes por semana é suficiente. A violeta consegue armazenar água por um bom tempo. Uma dica é verificar a folha: quanto mais espessa, maior a capacidade de armazenar água.


Gérbera

Essas flores, assim como as violetas, preferem locais bem iluminados onde recebam luz, mas não suportam a exposição direta do sol. Elas devem ser hidratadas uma ou duas vezes por semana, dependendo do clima, com preferência nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde. É importante remover as flores e folhas secas para que floresça novamente.