• Palato

Como preparar o verdadeiro macarrão italiano


A iguaria mais apreciada por todo o mundo, com certeza é o macarrão! E os motivos para essa legião de fãs consiste no sabor e na praticidade de preparar uma refeição completa em poucas etapas. Na teoria, é só ferver a água com o sal, colocar o macarrão, retirar a água e acrescentar um molho, certo? Mas são nos detalhes do preparo que podem ocorrer as dúvidas, como o tempo certo de cozimento, a quantidade de água e sal, o molho… Afinal, como fazer o verdadeiro macarrão italiano?

O segredo do sucesso de uma boa macarronada italiana não é só a combinação do macarrão com o molho, mas principalmente o sabor dos ingredientes selecionados. Para solucionar os erros mais comuns fique atento às dicas e teste em casa.


Panela grande para MUITA água!

É melhor colocar água de mais do que água de menos. Escolha panelas grandes para que o macarrão tenha bastante espaço. No geral, para cada 100g de massa é preciso um litro de água. A água precisa estar fervendo em fogo alto.

Água, sal e óleo?

Temperar a água com sal é importante. É preciso muito sal para a grande quantidade de água. Em média, o ideal é uma colher de sopa de sal para cada litro de água. O tempero pode ser adicionado após levantar fervura.

Embora seja comum no Brasil, os italianos não acrescentam óleo na água. Com uma boa quantidade de água e uma massa de boa qualidade, tenha certeza que o macarrão não irá grudar.

Não esqueça o macarrão na água!

O maior pecado na hora de cozinhar o macarrão é deixá-lo na água mais tempo do que devia. A massa fica muito mole, tornando-se uma verdadeira pasta, não é mesmo? Para um macarrão perfeito, confira na embalagem o tempo ideal de cozimento. Para ter certeza que está al dente, prove um pedaço e verifique se ele está cozido com um pouco de resistência na mordida. Retire da água imediatamente.

O segredo do molho saboroso!

A regra básica dos italianos no preparo de seus pratos é sempre utilizar ingredientes frescos e selecionados. Tomates, cogumelos, ervas e trufas produzidas na Itália são responsáveis pelo sabor original da macarronada! Faça o teste na sua casa. Prepare uma massa com ingredientes verdadeiramente italianos e comprove a autenticidade do sabor inigualável!

A Itália na sua mesa

Para fazer o seu macarrão italiano, utilize os produtos da Gran Cucina, que vêm direto da Itália para a sua casa. Eles realmente seguem as tradições familiares no cultivo dos alimentos, selecionados cuidadosamente e embalados ainda frescos para que você possa vivenciar uma experiência completa!

Inclua no menu da sua família os deliciosos produtos da Gran Cucina: talharim de trufa, cogumelo e salmão. Funghi, trufas e até o delicioso creme de avelã de sobremesa!


Uma refeição mais italiana do que isso, só estando na Itália para contemplar as paisagens!

Os produtos da Gran Cucina estão disponíveis nas lojas do Palato.

Post relacionado

Conheça os sabores da gastronomia Mediterrânea? >>AQUI<<