Você conhece o tão prestigiado vinho Primitivo? Uma casta renomada, que harmoniza perfeitamente com os saborosos pratos de carne vermelha! Este é um daqueles vinhos especiais que você precisa ter em casa, seja para um jantar em família ou para apreciar com os amigos. Descubra porque o Primitivo está ganhando o mundo!
Típico da região de Puglia, localizada no sul da Itália, a uva Primitivo passou a ser uma das castas mais importantes do país. Responsável por produzir vinhos extremamente perfumados e encorpados, que agradam o paladar, principalmente, daqueles que adoram um vinho persistente de ótima qualidade.
Qual a origem do nome Primitivo?
Embora há evidências da comercialização deste vinho desde os anos 1400, o nome Primitivo não tem relação com os primórdios. Esta denominação está relacionada ao tempo de colheita das uvas.
Normalmente, as demais uvas são colhidas no período de outubro, mas a Primitivo é uma casta precoce, e deve ser colhida já no mês de agosto. Ou seja, quando são colhidas as uvas ainda têm bastante açúcar residual, o que dá origem a vinhos com alto teor alcoólico!
Por que o Primitivo de Salento é tão prestigiado?
Salento fica situada na preciosa região de Puglia. Com praias paradisíacas de água cristalina, Salento é uma das principais produtoras de vinhos Primitivo de qualidade! A casta Primitivo quando é plantada em regiões de climas mais quentes, dão origem a vinhos com sabor de frutas vermelhas.
Logo, Salento é uma região perfeita para o cultivo da uva Primitivo!
A preciosidade no paladar
O vinho proveniente da casta Primitivo é ideal para quem sabe apreciar um vinho concentrado e intenso, mas de baixa acidez, com taninos leves. Há enólogos que dizem ser o melhor vinho para o paladar dos brasileiros, que já são acostumados aos vinhos concentrados e frutados da América Latina. Talvez seja este um dos motivos pelos quais estes vinhos sempre constam nas listas dos fanáticos pela bebida!
Por qual Primitivo começar...
Selecionamos três vinhos de casta Primitivo, italianos e legítimos de Salento e Manduria para fazer parte da sua adega! Confira.
Il Medaglione Primitivo
Vinho tinto profundo, com aroma intenso de amora e ameixa. Na boca é quente, aveludado e equilibrado. Harmoniza muito bem com saborosos pratos principais, carnes assadas e queijos.
Villa Santera Primitivo Rosso
Caracterizado por uma cor vermelha intensa, aromas de frutas vermelhas e baunilha. Na boca é intenso, liso e persistente. Um ótimo acompanhamento para carnes grelhadas e queijos maduros.
Villa Santera Primitivo di Manduria Doc
De cor vermelha escura e intensa. No nariz revela um rico perfume de ameixa, cereja preta e especiarias como gengibre e baunilha. Na boca é encorpado, aveludado e bem equilibrado. Saboreie com carnes grelhadas, massas e queijos maduros.
Agora é só passar no Palato e degustar os melhores Primitivos do mundo!