• Palato

Mais 3 Primitivos para quem é fã de vinho!



Você conhece o tão prestigiado vinho Primitivo? Uma casta renomada, que harmoniza perfeitamente com os saborosos pratos de carne vermelha! Este é um daqueles vinhos especiais que você precisa ter em casa, seja para um jantar em família ou para apreciar com os amigos. Descubra porque o Primitivo está ganhando o mundo!

Típico da região de Puglia, localizada no sul da Itália, a uva Primitivo passou a ser uma das castas mais importantes do país. Responsável por produzir vinhos extremamente perfumados e encorpados, que agradam o paladar, principalmente, daqueles que adoram um vinho persistente de ótima qualidade.

Qual a origem do nome Primitivo?


Embora há evidências da comercialização deste vinho desde os anos 1400, o nome Primitivo não tem relação com os primórdios. Esta denominação está relacionada ao tempo de colheita das uvas.

Normalmente, as demais uvas são colhidas no período de outubro, mas a Primitivo é uma casta precoce, e deve ser colhida já no mês de agosto. Ou seja, quando são colhidas as uvas ainda têm bastante açúcar residual, o que dá origem a vinhos com alto teor alcoólico!

Por que o Primitivo de Salento é tão prestigiado?