• Palato

Descubra qual é o café ideal para o seu paladar



Você sabia que os grãos de café podem ser comparados às uvas dos vinhos? Da mesma forma que se escolhe o vinho pelo sabor e aroma de cada variedade de uva, deve-se fazer com o café. Escolher o grão certo para o seu paladar é o que garante uma agradável experiência! Dependendo do tipo do grão ou da região que ele é proveniente, o sabor pode variar bastante.

O solo, a altitude, a temperatura, o processo de colheita e, principalmente a torra, são responsáveis por tornar cada café com um sabor e aroma inigualáveis! Como você pode imaginar, há diversos tipos de grãos no mundo, mas o comércio de café foca em dois grãos principais: Arábica e Robusta. E dentro destes dois tipos ainda há inúmeras variações!

Arábica

Conhecido como o "champanhe" do café, este grão é perfeito para apreciar o aroma, a suavidade do sabor e aquele gostinho prolongado no paladar. Grande parte dos cafés finos produzidos no mundo são desta variedade.

Este grão é encontrado nas montanhas da Etiópia, pois a qualidade do Arábica está diretamente relacionada com a altitude da sua lavoura. Plantações mais altas produzem grãos mais apreciados.

Robusta

Para quem aprecia um café forte, com certeza esta é a escolha certa. O grão Robusta é conhecido como a "rainha" da cafeína, pois possui o dobro de cafeína dos grãos Arábica. Perfeito para as pessoas que curtem um sabor amargo ou querem tomar aquele cafezinho para despertar!