top of page
  • Foto do escritorPalato

Descubra qual é seu sabor preferido para comemorar o Dia do Café




14 de Abril é o Dia Mundial do Café. E para comemorar com propriedade esse dia tão agradável, vamos apresentar alguns estilos dessa preferência nacional para você saborear.


Antes de tudo, uma curiosidade: Você sabia que os grãos de café podem ser comparados às uvas dos vinhos?


Da mesma forma que se escolhe o vinho pelo sabor e aroma de cada variedade de uva, deve-se fazer com o café.




Escolher o grão certo para o seu paladar é o que garante uma agradável experiência e dependendo do tipo do grão ou da região que ele é proveniente, o sabor pode variar bastante.

O solo, a altitude, a temperatura, o processo de colheita e, principalmente a torra, são responsáveis por tornar cada café com um sabor e aroma inigualáveis!


Como você pode imaginar, há diversos tipos de grãos no mundo, mas o comércio de café foca em dois grãos principais: Arábica e Robusta.


E dentro destes dois tipos ainda há inúmeras variações que você pode encontrar facilmente em nossos supermercados, de várias marcas, nacionais e importadas!



Arábica

Conhecido como o "champanhe" do café, este grão é perfeito para apreciar o aroma, a suavidade do sabor e aquele gostinho prolongado no paladar. Grande parte dos cafés finos produzidos no mundo são desta variedade.

Este grão é encontrado nas montanhas da Etiópia, pois a qualidade do Arábica está diretamente relacionada com a altitude da sua lavoura. Plantações mais altas produzem grãos mais apreciados.


Robusta

Para quem aprecia um café forte, com certeza esta é a escolha certa. O grão Robusta é conhecido como a "rainha" da cafeína, pois possui o dobro de cafeína dos grãos Arábica. Perfeito para as pessoas que curtem um sabor amargo ou querem tomar aquele cafezinho para despertar!

Regiões com baixa altitude, de clima quente e úmido, produzem os melhores grãos do tipo Robusta, como o Brasil e o Vietnã.



A combinação dos melhores grãos

Além destas variedades de grãos de café, ainda é possível criar combinações únicas e bastante saborosas, conhecidas como blends. Uma verdadeira arte, inventada pelo Luigi Lavazza há mais de cem anos.


As receitas secretas unem grãos de espécies diferentes, provenientes de várias partes do mundo para criar um café com sabor inigualável!


Os blends mais cobiçados incluem cinco ou seis tipos diferentes de cafés, que podem ser todos do tipo Arábica ou uma mistura de Arábica com Robusta.


A preciosidade do café fresquinho

É até difícil dizer se o melhor do café é o sabor ou o delicioso aroma que exala no seu preparo.

Em cada grão tem aproximadamente 800 aromas e sabores! E para aproveitar a experiência completa de apreciar um café autêntico e fresquinho, vale a pena optar pelo expresso em grãos moídos na hora.


Após moer os grãos, consuma o café em até 15 minutos. O aroma é surpreendente!


Outra opção deliciosa e bastante prática é adquirir as várias cápsulas disponíveis. São diversas marcas e combinações que vai das mais tradicionais às mais complexas que você também encontra em nossas lojas.


Agora que você sabe ainda mais sobre essa bebida tão amada, adquira o seu preferido e comemore o Dia Mundial do Café com qualidade.


Vai um cafezinho aí?




bottom of page