Buscar
  • Palato

Dicas para degustar vinhos como um verdadeiro profissional!


Se você é fã de vinhos, com certeza já pensou em fazer uma noite de degustação de rótulos, não é mesmo? Para reunir os amigos e fazer uma degustação digna de enólogos profissionais, preparamos alguns passos básicos para você aproveitar ainda mais a sua experiência e desenvolver os sentidos.

Primeiro, é bom definir qual será o tipo de degustação: vertical ou horizontal. Na degustação vertical, é analisado o mesmo rótulo de um produtor, mas em diferentes safras. Já a degustação horizontal, analisa o mesmo tipo de vinho e safra, porém de produtores diferentes.

Outro fator relevante na degustação é escolher corretamente a ordem em que os vinhos serão servidos. Vinhos brancos precisam ser apreciados antes dos tintos. E vinhos mais encorpados devem ficar por último. Comece com os vinhos mais leves para não interferir no paladar.


Aspecto visual

O primeiro aspecto a ser analisado ao apreciar um vinho é o seu visual. Para isso, é importante servir os vinhos em taças transparentes. As taças coloridas são muito bonitas, mas dificultam a visualização da cor original da bebida.

Também é indicado servir o vinho em pequenas quantidades. Por exemplo, em uma taça de 220ml, o ideal é servir apenas 50ml, pois facilita o movimento de inclinação sem derramar a bebida.

Um ambiente bem iluminado faz toda a diferença para analisar o líquido. Uma dica legal é colocar a taça em fundo branco, como guardanapo ou toalha branca.

Sempre segure a taça pela haste, e faça movimentos de inclinação para a frente, assim será possível visualizar melhor o vinho. Observe a cor, a tonalidade da borda até o centro da taça. Veja o brilho do vinho e se há presença de sedimentos.


Aspecto olfativo

Para sentir o aroma do vinho, você provavelmente já deve pensar em girar a taça para o oxigênio entrar em contato com o líquido e liberar o aroma. Você está certo! Mas antes disso, aprecie as notas aromáticas antes de girar a taça para comparar com o aroma que exala após girar a taça e realizar o processo de oxigenação. Há vinhos que se comportam diferente nestas duas etapas.


Aspecto gustativo

Antes de analisar este aspecto bastante aguardado, é importante se atentar para a temperatura em que o vinho será servido. Lembre-se de servir os vinhos nas temperaturas indicadas de acordo com cada rótulo. Isso fará toda a diferença no paladar.

Nesta etapa você irá avaliar o corpo, o dulçor, a acidez, o amargor e o álcool. Uma dica para analisar a acidez do vinho é se atentar para a salivação. Quando a mucosa da boca entra em contato com algo ácido, ela passa a produzir uma grande quantidade de saliva para equilibrar o pH do paladar. Logo, quando a sua boca produzir muita saliva ao tomar determinado vinho, ele tem uma acidez acentuada.

Uma dica para verificar os taninos nos vinhos tintos é analisar a sensação de ressecamento da boca, a chamada adstringência provocada pelos taninos. Quanto maior a sensação de ressecamento na boca, maior será a tanicidade do vinho. Já para os espumantes, é importante verificar a cremosidade.

Para um vinho ser considerado equilibrado e harmônico, todos os seus componentes precisam estar igualados. Se um componente se sobressai, ele não será considerado tão equilibrado. Para classificar um vinho como complexo, o rótulo precisa apresentar muitos aromas e sabores.

Gostou das dicas? Agora é só passar no Palato, selecionar os rótulos e convidar os amigos para uma noite de degustação pra lá de especial!


PALATO PONTA VERDE 24h

Rua Deputado José Lages, 700 
Ponta Verde - Maceió - AL

FIQUE POR DENTRO

Não perca nenhuma novidade.
Baixe o nosso aplicativo.

App Store icon white
Google Play icon white

PALATO PARQUE

7h - 22h

Rua Comendador Palmeira, 286 
Farol - Maceió - AL

  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle

PALATO FAROL

Segunda a Sábado 7h - 00h

Domingo 7h - 22h

Avenida Fernandes Lima, 548

Farol - Maceió - AL

SAC:

82 2126 - 3092

SEG - SEX 08h00 - 19h00

VOCÊ MERECE O MELHOR TODOS OS DIAS

EM&X® 2020