• Palato

Dicas para degustar vinhos como um verdadeiro profissional!


Se você é fã de vinhos, com certeza já pensou em fazer uma noite de degustação de rótulos, não é mesmo? Para reunir os amigos e fazer uma degustação digna de enólogos profissionais, preparamos alguns passos básicos para você aproveitar ainda mais a sua experiência e desenvolver os sentidos.

Primeiro, é bom definir qual será o tipo de degustação: vertical ou horizontal. Na degustação vertical, é analisado o mesmo rótulo de um produtor, mas em diferentes safras. Já a degustação horizontal, analisa o mesmo tipo de vinho e safra, porém de produtores diferentes.

Outro fator relevante na degustação é escolher corretamente a ordem em que os vinhos serão servidos. Vinhos brancos precisam ser apreciados antes dos tintos. E vinhos mais encorpados devem ficar por último. Comece com os vinhos mais leves para não interferir no paladar.


Aspecto visual

O primeiro aspecto a ser analisado ao apreciar um vinho é o seu visual. Para isso, é importante servir os vinhos em taças transparentes. As taças coloridas são muito bonitas, mas dificultam a visualização da cor original da bebida.

Também é indicado servir o vinho em pequenas quantidades. Por exemplo, em uma taça de 220ml, o ideal é servir apenas 50ml, pois facilita o movimento de inclinação sem derramar a bebida.

Um ambiente bem iluminado faz toda a diferença para analisar o líquido. Uma dica legal é colocar a taça em fundo branco, como guardanapo ou toalha branca.

Sempre segure a taça pela haste, e faça movimentos de inclinaç