top of page
  • Foto do escritorPalato

3 queijos nobres que você precisa provar.



Seja pela textura, aroma ou sabor, essas iguarias derivadas do leite caíram no gosto nacional e viraram uma paixão.


Artesanais, naturais ou industriais, os queijos podem ser degustados tanto como petiscos numa harmonização com bons vinhos, quanto em pratos sofisticados, servindo como ingredientes especiais e até como entrada em um jantar especial.


O que era apenas fruto de desejo, virou algo cultural. E para dividirmos um pouco dessa vasta gama de sabores e estilos, separamos 3 queijos que todo apreciador, seja profissional ou iniciante, precisa provar.


Camembert



Originário da França, na cidade de mesmo nome, na região da Normandia, o Camembert começou a ser produzido no século XVIII.


É o mais famoso dos queijos franceses e é feito com leite de vaca, possui aroma de ervas, consistência mole de coloração amarelo clara e casca dura.


Ele tem 45% de gordura em sua composição e combina bem para elaboração de pratos sofisticados, bem como pode ser servido como entrada de pratos principais, petiscos e até como sobremesa, combinado com mel e frutas.


Harmoniza bem com vinhos cujos sabores não se sobreponham ao dele. No caso dos brancos, cai bem com um Riesling ou um Champagne e nos tintos, um Pinot Noir pode surpreender.


Se o seu Camembert estiver no refrigerador, retire por cerca de 1 hora antes de servir.


Compre aqui o seu Camembert.



Gruyere


A Suíça é mundialmente famosa por seus queijos. É uma tradição secular no país, e das centenas de tipos produzidos lá, destacamos o Gruyere.


Sua massa é lisa e compacta. É maturado, quase sem olhadura e chega a cristalizar, como um italiano grana padano. Vai bem para derreter. Seu sabor é mais forte que o Emental e sua textura é mais cremosa, ligeiramente granulosa e densa, embora flexível.


É considerado um queijo fino, graças às notas de noz e castanha e de sua leve picância. Características que o colocam entre os bons queijos a serem saboreados junto aos vinhos Pinot Noir, Chardonnay e espumantes que você encontra facilmente em nossa adega.


Compre o seu Gruyere aqui.



Maasdam

Criado nos anos 90 como sendo uma alternativa ao suíço Emmental, o Maasdam ocupa quase 15% da produção de queijo holandês.


Sua aparência já desperta curiosidade devido a sua característica mais relevante: os olhos ou buracos que compõem a maior parte do queijo.

Possui alto teor de gordura com um mínimo de 45% em sua composição e, embora seja semelhante ao Emmental, tem teor de umidade maior, o que proporciona mais elasticidade. Vale lembrar que seu sabor também é mais adocicado.

Tem uma textura cremosa e sabor doce, amanteigado e de nozes, com um fundo frutado.

Se saboreado jovem, fica perfeito com um sanduíche e também é delicioso para um lanche.

Harmoniza muito bem com os estilos de vinho Zinfandel Branco, Gewurztraminer, Chardonnay, Merlot, Sauvignon Blanc e Chianti que você pode encontrar em nossa adega, aqui.

Mas se quiser degustar com uma cerveja, os estilos Lager e Pale Ale são ideais.

Compre o seu Maasdam em oferta especial aqui.



Agora que você já sabe um pouco mais sobre queijos nobres, adquira esses e outros estilos em nossas lojas, pelo app, pelo nosso whatsapp ou aqui em nosso site.

bottom of page