top of page
  • Foto do escritorPalato

Chablis: o berço da Chardonnay

Atualizado: 4 de nov. de 2019

Chablis é uma região que fica mais ao norte da área francesa da vinícola Borgonha-Franco-Condado, na França, com cerca de 3 mil habitantes. Sua principal uva é a Chardonnay, uva considerada a rainha das uvas brancas (falamos um pouco sobre ela aqui).


O clima semi-continental não tem influência marítima e, por isso, as temperaturas oscilam muito. Os invernos são longos e frios, os verões, mornos, com boa insolação. Geadas e chuvas de granizo passam pela região tornando, muitas vezes, as safras bem variáveis.

O que diferencia os estilos é o solo e os métodos de elaboração, já que a única uva permitida é Chardonnay. Um dos segredos de Chablis está no solo calcário Kimmeridgian, com rochas que possuem uma camada de argila rica em fósseis marinhos.


Tipos de Chablis


Existem quatro tipos de Chablis: Petit Chablis, Chablis, Chablis Premier Cru e Chablis Grand Cru. Os dois primeiros são vinhos mais leves, geralmente sem passagem por barris de madeira, enquanto que os dois últimos mais complexos. Vamos conhecer um pouco sobre dois deles?



Petit Chablis


Este vinho é geralmente feito de uvas que foram colhidas nos planaltos em um solo levemente argiloso, isso resulta em um vinho macio e leve, mas relativamente seco. Sua leveza é marcante e muito bem servido sozinho, no almoço, com pratos cozidos. É agradável no paladar e pode ser apreciado entre 2 a 5 anos para aproveitar a jovialidade do rótulo.


Cor: amarelo-vivo;

No olfato: flores brancas;

No paladar: arredondado e macio;

Servir entre 10ºC e 12ºC.




Chablis


Estes rótulos podem ter um toque de frutas como o damasco e uma alta acidez. Os vinhos melhores têm um quê de mineral defumado e calcário. São provenientes de vinhas com, pelo menos, 70 anos de idade e podem ser guardados por até 8 anos. Harmoniza muito bem com frutos do mar, carne de porco e queijo gruyère.


Cor: amarelo esverdeado;

No olfato: discreto, com toque de flor de espinheiro;

No paladar: fresco e mineral;

Servir entre 10ºC e 12ºC.



E aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre os Chablis? Venha ao #Palato, em nossa adega você encontra rótulos do mundo inteiro!


bottom of page