top of page
  • Foto do escritorPalato

Apaixone-se pela uva Chardonnay

Com certeza você já ouviu alguém falar esse nome perto de você. Chardonnay é a uva branca de maior sucesso em todo o mundo e está presente em diversos rótulos premiados. A casta é originária da Borgonha, na França, região tradicional na produção de vinhos complexos e elegantes.


Esse tipo de uva é encontrado em diversos países do mundo, desde sua cidade natal, na França, até alguns países da América do Sul, como Chile e Brasil. Isso acontece devido à facilidade de adaptação dessa uva, que se dá bem em diversos tipos de solo e de clima.


Os vinhos produzidos com essa uva podem ter os mais variados estilos, doa mais complexos e encorpados aos mais simples e de sabores mais sutis. A Chardonnay é muito usada na produção de vinhos brancos secos, mas são muito apreciadas também em vinhos mais doces, como os de sobremesa e espumantes.


Os aromas mais comuns dos vinhos produzidos com essa uva são os frutados cítricos, como limão, lima, tangerina e maçã verde, e os tropicais, como maracujá, manga e pêssego. É muito comum aromas amadeirados como nozes, baunilha, avelã e tostado entrarem na lista de componentes desses vinhos. Ah! Mel e caramelo também podem fazer parte dessa composição!


E para harmonizar?


Queijo e vinho andam juntos, concorda? De petiscos a sobremesas, são inúmeras as variedades de pratos para harmonizar com uma bela taça de Chardonnay. Queijos de leite de vaca, de búfala e de cabra são macios e vão muito bem com esse tipo de uva.


Se o prato principal for à base de aves, peru e a galinha são ótimas opções! Apesar da leveza de pratos como esses, eles costumam ser temperados com ervas como açafrão, alecrim ou curry, por isso, é ideal escolher um rótulo mais envelhecido e encorpado para equilibrar os sabores.


Agora se prefere peixes ou frutos do mar, é bom ficar atento! Peixes mais salgados como o bacalhau harmonizam melhor com um Chardonnay mais estruturado e amadurecido em carvalho. Salmão e tainha pedem um rótulo mais encorpado e macio. Frutos do mar ao molho branco ou salteados na manteiga combinam muito bem com esse tipo de uva.


Agora você já pode se aventurar na cozinha e harmonizar seus pratos com o melhor Chardonnay. Tim-tim!

bottom of page