Buscar

Dia das Crianças: relembre algumas brincadeiras antigas

Este Dia das Crianças será atípico. Ainda estamos passando por uma fase muito delicada e todo cuidado ainda se faz necessário neste momento. As crianças foram as que mais sofreram e sofrem com essa fase, afinal de contas, ficar longe dos amigos, da escola e reviver uma nova rotina é desafiador. Pensando nisso, o Palato lança este fim de semana a campanha Semana das Crianças: reconexão, um convite a crianças de todas as idades para reviverem uma infância com o que essa fase tem de mais incrível: a imaginação.


Vamos relembrar algumas brincadeiras icônicas?


1 - Telefone sem fio


O telefone de lata ou "telefone sem fio", como é chamado em algumas regiões do Brasil, surgiu em meados do século 17 e sua mecânica foi criada pelo físico inglês Robert Hooke. A ideia era transmitir o som a uma distância maior que a da fala normal, e isso só acontece por conta da vibração que acontece a esse fio esticado e preso no fundo do copo ou lata. O segredo é manter o barbante bem esticado. Dessa forma, nosso ouvido capta as vibrações e envia a informação para o nosso cérebro "transformar" isso em fala. Incrível, não é?


2 - Amarelinha


A amarelinha é uma brincadeira superpopular e vem do francês, marelle. No Brasil, é conhecido por avião, macaco, cancão, maré, entre outros. Alguns educadores acreditam que ela tenha sido inventada pelos romanos, graças a algumas ilustrações encontradas nos pavilhões de mármore da Roma antiga. Naquela época, a brincadeira era associada à passagem do homem pela vida, por isso a alusão a céu e inferno. Muito interessante, não é? Usar fitas coloridas para delimitar os espaços, de 1 a 10, é uma ótima opção de entretenimento para a criançada!



3 - Vai e vem


Essa é bem conhecida em várias regiões do Brasil e pode ser feita em casa: com garrafa pet, argolas e corda de varal, supersimples! É uma excelente brincadeira para estimular a coordenação motora dos pequenos. Vale a pena fazer em casa e animar a criançada! Para brincar, cada criança fica de um lado segurando duas argolas. Com movimentos de abrir e fechar os braços, a criança empurra o vai e vem e o amigo devolve. Aqui, a ordem não é ganhar ou perder, e sim se divertir!


4 - Bilboquê


Esse tem muita história pra contar! A origem é incerta, mas há histórico de fazer parte da cultura francesa e espanhola. Na antiguidade, essas regiões receberam influência de vários povos, como os cartagineses, os romanos e os árabes. Em francês, a palavra bilboquet tanto pode ser traduzida como "pequeno bastão" como "bolinha-de-gude", outra brincadeira bastante típica por aqui. A mecânica da brincadeira consiste em uma esfera de madeira, com um orifício central, presa por uma corda em uma espécie de suporte. Através do movimento com as mãos, esta bola deve ser encaixada no suporte com o objetivo de acertar a bolinha no pino. Ótimo teste para exercitar paciência e persistência! Ao longo dos anos, a brincadeira ganhou novos estilos e materiais, um deles é um copo preso a um barbante e, até um lápis funciona como o suporte. Para a imaginação, não existem limites!




5 - Elástico


Essa é superantiga e querida por muitas gerações. Para brincar, só precisa de um único material: um elástico grande, mais resistente, amarrado de maneira que forme um círculo. Originalmente, precisa-se de três crianças: duas na ponta e uma para pular, mas dá para se divertir muito utilizando duas cadeiras, uma em cada ponta, e pular o elástico fazendo várias coreografias. Ah! E os movimentos são muitos: bicicleta, estrelinha, espaguete...e o que mais a imaginação permitir!


E aí, prontos para um fim de semana de muita diversão e aprendizado?

PALATO PONTA VERDE 24h

Rua Deputado José Lages, 700 
Ponta Verde - Maceió - AL

FIQUE POR DENTRO

Não perca nenhuma novidade.
Baixe o nosso aplicativo.

App Store icon white
Google Play icon white

PALATO PARQUE

7h - 22h

Rua Comendador Palmeira, 286 
Farol - Maceió - AL

  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle

PALATO FAROL

Segunda a Sábado 7h - 00h

Domingo 7h - 22h

Avenida Fernandes Lima, 548

Farol - Maceió - AL

SAC:

82 2126 - 3092

SEG - SEX 08h00 - 19h00

VOCÊ MERECE O MELHOR TODOS OS DIAS

EM&X® 2020