top of page
  • Foto do escritorPalato

Em bom Português, conheça os vinhos Cartuxa

Por trás de bons vinhos, sempre está a história de uma grande família. E no caso da Adega Cartuxa, recuamos até 1913, ano de nascimento de Vasco Maria, uma das mais influentes famílias do século XIX.

Natural de Lisboa, a família detinha um extenso patrimônio e logo cedo estabeleceu laços com a cidade de Évora, localizada na região do Alentejo, uma das povoações de maior importância histórica de Portugal.


Vasco Maria sempre colocou as pessoas como a variável de maior valor e foco de todos os seus esforços, entre eles, a revitalização da atividade vitivinícola e a plantação de uma vasta área de olival a poucos quilômetros de Évora, resultando nos vinhos e azeites até hoje produzidos.

Vinho ou tinto, os vinhos Cartuxa são muito conhecidos por sua qualidade. O seu nome deriva do Mosteiro construído entre 1587 e 1598 com intuito de abrigar monges cartuxos que, em 1834, foram expulsos quando o estado passou a comandar a propriedade, hoje comandada pela Fundação Eugênio de Almeida.


Um dos azeites, você encontra facilmente aqui.

A propriedade possui 400 hectares de área de cultivo das principais uvas alentejanas que dão origem aos vinhos.


Confira os tipos de Vinho Cartuxa:




Vinho Cartuxa Branco:

Safra de 1986, o vinho é conhecido por ter pouco corpo e ser bastante harmonioso. Feito a partir das uvas Antão Vaz e Arinto, sua produção passa pela fermentação controlada e pela guarda de nove meses em barris de carvalho, com agitação controlada para suspender sedimentos.

Você pode adquirir o rótulo em nossa adega, aqui.


Vinho Cartuxa Tinto Colheita:

Originado das uvas Aragonez, Alicante Bouschet, Alfrocheiro e Trincadeira, o Carluxa Tinto passa pela fermentação individual de cada uma das uvas e é guardado em barris de carvalho por 12 meses e mais 12 meses em garrafas. A temperatura ideal para saboreá-lo é entre 16ºC a 18ºC.

Você pode encontrar esse rótulo aqui.

Em uma ida às terras portuguesas, recomendamos uma visita à propriedade de Cartuxa, onde você pode acompanhar a produção dos vinhos, bem como conhecer os vinhedos e o perfil dos responsáveis pela produção, em um agradável Enoturismo.

Os vinhos Cartuxa e muitos outros rótulos, você pode encontrar em nossa adega, aqui.

bottom of page