Buscar
  • Palato

Inverno: comidas que aquecem os 4 cantos do Brasil

Com a chegada do inverno, estar em casa se torna mais corriqueiro e prazeroso, ficar no sofá vendo um filme, ler um livro debaixo das cobertas com uma xícara de café na mão trazem aquela sensação de pertencimento, segurança e tranquilidade do lar.


Atrelada à estação mais fria do ano e aos hábitos desta época, a gastronomia vem como um convite especial para celebrar os encontros. Uma mesa cheia de amigos, família, regada a vinho e boa comida não tem preço!


Mas você sabia que há pratos típicos para ficar mais confortável no frio em cada região do Brasil?


Norte


Uma das iguarias mais expressivas da região, o tacacá é consumido em cidades como Belém (Pará). O caldo indígena é preparado com goma de tapioca, tucupi (espécie de molho feito com goma e pimenta), camarões, mandioca e jambu, uma erva típica da região que impacta por causar uma leve dormência na boca, sensação extra pra quem curte uma experiência diferenciada.


Nordeste


Por ser época das famosas festas juninas, comidas como milho assado, quentão e mungunzá fazem a cabeça dos nordestinos durante a estação. Mas se tem uma comida boa pra aquecer é a canja de galinha! A receita é herança dos portugueses e se transformou, aqui no Brasil, em um prato coringa pra dar aquele up na saúde. Feita com arroz, frango e especiarias, é uma ótima opção pra turbinar a saúde e garantir o aconchego que o corpo precisa em temperaturas mais baixas.



Sudeste


Este prato "dá o ano inteiro", mas no friozinho de Vitória (Espírito Santo) torna a experiência ainda melhor! Uma das comidas mais famosas do país, a moqueca capixaba dispensa o leite de coco e o azeite de dendê (queridinho da moqueca baiana). Com muito caldo de tomate, óleo de urucum e caldo de peixe, é um tiro certeiro pra enfrentar os dias mais frios na região.



Centro-oeste


A região é formada por três estados: Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além do Distrito Federal, que abriga Brasília, capital do país. Por lá, a piranha é um peixe bastante comum no pantanal mato-grossense e, por isso, o caldo de piranha é pedida certa pra enfrentar o inverno. A sopa é encorpada e, assim como a canja, superindicada como fonte de nutrientes e um energético natural.



Sul


Aqui temos a região especialista em comidas de inverno. Por ser a região mais fria do país, por lá sempre é fácil encontrar pratos típicos da estação. Além do chocolate quente, a polenta, que possui origem italiana, é tão nossa que a região do Paraná, por exemplo, já se tornou conhecida por ser um dos berços dessa delícia. Preparada basicamente com fubá, água e sal, essa iguaria, quando somada ao frango, é ideal pra aguentar o frio mais rigoroso dessa região.


Chocolate quente: paixão nacional


Ele é unanimidade quando o assunto é bebida pra se aquecer. Com canela, café ou chantilly, o chocolate quente é consumido no Brasil inteiro e já ganhou o coração de todo mundo!


E aí, abriu o apetite? Passe em nossa loja e tome aquele chocolate quente especial ou saboreie uma deliciosa canja em nossa padaria!

PALATO PONTA VERDE 24h

Rua Deputado José Lages, 700 
Ponta Verde - Maceió - AL

FIQUE POR DENTRO

Não perca nenhuma novidade.
Baixe o nosso aplicativo.

App Store icon white
Google Play icon white

PALATO PARQUE

7h - 22h

Rua Comendador Palmeira, 286 
Farol - Maceió - AL

  • Facebook - White Circle
  • Twitter - White Circle
  • YouTube - White Circle
  • Instagram - White Circle

PALATO FAROL

Segunda a Sábado 7h - 00h

Domingo 7h - 22h

Avenida Fernandes Lima, 548

Farol - Maceió - AL

SAC:

82 2126 - 3092

SEG - SEX 08h00 - 19h00

VOCÊ MERECE O MELHOR TODOS OS DIAS

EM&X® 2020