• Palato

Inverno: comidas que aquecem os 4 cantos do Brasil

Com a chegada do inverno, estar em casa se torna mais corriqueiro e prazeroso, ficar no sofá vendo um filme, ler um livro debaixo das cobertas com uma xícara de café na mão trazem aquela sensação de pertencimento, segurança e tranquilidade do lar.


Atrelada à estação mais fria do ano e aos hábitos desta época, a gastronomia vem como um convite especial para celebrar os encontros. Uma mesa cheia de amigos, família, regada a vinho e boa comida não tem preço!


Mas você sabia que há pratos típicos para ficar mais confortável no frio em cada região do Brasil?


Norte


Uma das iguarias mais expressivas da região, o tacacá é consumido em cidades como Belém (Pará). O caldo indígena é preparado com goma de tapioca, tucupi (espécie de molho feito com goma e pimenta), camarões, mandioca e jambu, uma erva típica da região que impacta por causar uma leve dormência na boca, sensação extra pra quem curte uma experiência diferenciada.


Nordeste


Por ser época das famosas festas juninas, comidas como milho assado, quentão e mungunzá fazem a cabeça dos nordestinos durante a estação. Mas se tem uma comida boa pra aquecer é a canja de galinha! A receita é herança dos portugueses e se transformou, aqui no Brasil, em um prato coringa pra dar aquele up na saúde. Feita com arroz, frango e especiarias, é uma ótima opção pra turbinar a saúde e garantir o aconchego que o corpo precisa em temperaturas mais baixas.



Sudeste


Este prato "d