top of page
  • Foto do escritorPalato

Leopoldina em 4 versões: conheça as cervejas da imperatriz

Atualizado: 16 de fev. de 2021

Você já ouviu falar da Carolina Josefa Leopoldina Francisca Ferdinanda de Habsburgo-Lorena, ou simplesmente Leopoldina? Pois bem, essa arquiduquesa austríaca foi a primeira esposa do nosso primeiro imperador D. Pedro I e a primeira mulher na história do Brasil a assumir o governo e ter uma grande participação em nossa independência. É essa magnífica mulher que a Casa Valduga, vinícola de renome do Rio Grande do Sul, homenageia nomeando sua linha de cervejas! Vamos conhecer algumas?





Leopoldina APA

ABV 5%


Versão americana da Pale Ale com dry hopping (adição de lúpulo na maturação para aumentar a potência aromática da cerveja), utilizando os lúpulos Simcoe e Citra. Esses lúpulos trazem um aroma cítrico de maracujá e pinho.




Leopoldina IPA

ABV 6,5%


Diferentemente da cor dourada de uma Pale Ale, a IPA (nesse caso uma American India Pale Ale) possui uma cor mais escura e acobreada. Lembrando sempre que a razão dela ser mais alcoólica não tem a ver com ser mais escura e nem por ser aproximadamente duas vezes mais amarga. Ela é mais escura pela torra dos maltes e mais amarga pela adição de mais lúpulos na fervura!




Leopoldina Session Pale Ale

ABV 4%


Sempre que virmos o termo “Session” antecedendo um estilo de cervejas já podemos esperar uma versão mais leve, menos encorpada, menos alcoólica, praticamente uma versão “light”. A intenção é justamente deixá-la mais leve nesse sentido para subir o nível da experiência olfativa e de paladar. A Session Pale é levemente menos escura e menos amarga que a Pale Ale, porém com um aroma bem marcante!


Leopoldina Witbier

ABV 4,5%

Esse famoso estilo belga de cerveja de trigo com adição de limão siciliano e semente de coentro não pode faltar numa linha de cervejas de alto nível! Cerveja leve ideal para acompanhar pratos leves como salada, ou sushi e até mesmo sobremesas como bolo de limão ou laranja.

Quer conhecer mais sobre as cervejas da imperatriz? Passe nas prateleiras do Palato e aproveite!


Jayme Marden

Sommelier de Cervejas

bottom of page