top of page
  • Foto do escritorPalato

Mandioca, cacto e sal rosa: conheça 3 cervejas produzidas com ingredientes inusitados

Atualizado: 16 de fev. de 2021

Todo mundo já está cansado de saber que cerveja se faz com água, malte, lúpulo e levedura. Mas se colocarmos algo diferente, ela deixa de ser cerveja? Claro que não! Existem vários estilos que têm em sua adição ingredientes como frutas, vegetais, ervas e produtos animais como lactose, mel e até mesmo ostras! Com exceção, claro, dos rótulos da escola alemã, devido à lei da pureza.

A parte mais legal do mundo das cervejas artesanais é justamente estarmos livres para experimentar e realizar os mais diversos experimentos com os ingredientes mais inusitados que a natureza pode nos dar. Vamos conferir alguns exemplos?





Colorado Cauim

ABV 4,5%



Cauim é uma bebida indígena na qual os índios cozinhavam mandioca ou milho, mastigavam e cuspiam em tigelas que seriam utilizadas para ferver novamente. A Colorado Cauim é uma lager e leva adição de mandioca (sem ser mastigada, rs!), trazendo outra fonte de açúcares que não do malte. É uma cerveja leve e saborosa com alto drinkability (facilidade de beber). Vale a pena experimenta, veja!





Mandacaru Atômico

ABV 3,6%


Essa sour, cerveja azeda ou ácida, produzida pela cervejaria Caatinga Rocks, em parceria da cervejaria Heróica e o chef Timoteo Domingos, especialista em culinária com ingredientes do sertão, foi idealizada com a adição de três espécies de cactos: mandacaru, xique-xique e palma. É uma cerveja leve, de baixa potência alcoólica, porém de uma grande experiência somática! Sua acidez elevada traz notas cítricas, o que combina muito bem com frutos do mar. Confira aqui.




Hop Bros Everest

ABV 6%


Inspirada no estilo alemão göse, que é uma cerveja ácida e levemente salgada. Devido aos sais da água da região de Leipzig, essa cerveja é mais alcoólica que o estilo original, bastante ácida e envelhecida em barris de carvalho trazendo notas de especiarias e amadeirado à cerveja além de uma coloração amarelo ouro. Como o estilo pede um gosto levemente salgado, essa cerveja leva sal rosa do himalaia em sua composição. Compre aqui.


E aí, gostou das sugestões? Baixe o aplicativo do Palato ou acesse o site e compre sem sair de casa! Nos vemos na próxima!


Jayme Marden

Sommelier de Cervejas



bottom of page