top of page
  • Foto do escritorPalato

Os incríveis vinhos da América do Sul

Os rótulos produzidos na América do Sul vêm conquistando cada vez mais o exigente mercado do vinho. A posição geográfica de vinícolas do Chile, por exemplo, é um dos motivos para o sucesso. Já na Argentina, a altitude proporciona o clima para a produção de diversos tipos de uva.


No Uruguai, a uva Tannat é o carro-chefe (falamos um pouco mais sobre ela aqui). O clima quente e úmido da região é ideal para essa uva, dando origem a vinhos ácidos e alcoólicos, com sabores complexos. Já no Brasil, a produção de espumantes vem ganhando destaque, seja pela geografia dos terrenos gaúchos, região de maior produção, seja pelo investimento no mercado.


Conheça alguns vinhos produzidos na América do Sul:


Um dos rótulos vem direto do Chile! O Antu Syrah é um vinho de Colchagua, região mais premiada do Chile. reconhecida pela diversidade em estilos. Antu significa sol na língua nativa Mapuche, e é uma nova gama de vinhos explorada pela já consagrada MontGras.


Com uma cor vermelho-rubi brilhante, no olfato dá pra sentir as frutas negras maduras, com um toque sutil de defumado, especiarias e couro. No paladar, é elegante, com taninos potentes. É encorpado e redondo, porque geralmente é envelhecido em barricas de carvalho por cerca de 14 meses. É um vinho que harmoniza muito bem com carnes vermelhas e queijos.




Já o Finca Sophia é feito da uva tempranillo, espécie antiga e de origem espanhola. O nome veio da expressão temprano, em referência ao seu brotamento precoce e rápida maturação.


Possui resistência à oxidação, atributo que confere longevidade à bebida. Costuma contribuir com maciez, estrutura e, em rótulos mais refinados, com uma textura agradavelmente aveludada, trazendo sofisticação ao vinho.


No paladar, se jovem, ou seja, sem ter passado muito tempo nos barris de carvalho, o vinho tem um sabor mais frutado; se mais envelhecido, ele apresenta um sabor mais voltado para a baunilha e para o couro. Harmoniza muito bem com carnes vermelhas guisadas e grelhadas.




O único branco dos três é o Finca La Colonia Colección Grüner Veltliner, da casa Norton. Com ótima acidez, ele é usado em excelentes sobremesas. A característica principal desse tipo de uva, a Grüner Veltliner, é a longevidade, já que é cultivada em áreas não muito quentes.


Podendo ser degustados ou apreciados sozinhos, os vinhos brancos elaborados a partir dessa uva possuem excelentes opções de harmonização de acordo com sua variedade. Os brancos mais encorpados contrastam muito bem com carne de porco e com peixes como o salmão. Os mais leves acompanham sobremesas à base de maçã, por exemplo, proporcionando máxima plenitude ao paladar.


Até o fim do mês de maio, você pode degustar esses três vinhos incríveis aqui no #PalatoCafé por apenas R$19,90. Venha aproveitar!

bottom of page