Queijo Prima Donna: apaixone-se por esse holandês

Se te um combo que não decepciona é uma bela taça de vinho com excelentes queijos. E se esse queijo for o premiado holandês Prima Donna, então... a harmonização é perfeita! O fundador da marca inspirou-se nos queijos parmesão e gruyère para a criação das primeiras receitas do Prima. Sua intenção era um queijo estruturado, mais macio que o parmesão e mais firme que o gruyère.


Assim como os vinhos, os queijos Prima Donna atinge o máximo de sabor após passar o tempo certo nas câmaras dos mestres queijeiros, nas quais o controle rígido de umidade e temperatura fazem toda a diferença nas nuances de aroma e sabor.



Esse trabalho cuidadoso logo saiu dos limites da Holanda e ganhou o mundo. A marca coleciona prêmios de peso, como a medalha de ouro na categoria Best Dutch Cheese e a medalha de bronze na Mostra Internacional de Queijos de Nantwich, no Reino Unido, e tem presença certa em mais de 70 países ao redor do mundo. Vamos conhecer duas das mais famosas variedades desse queijo?




Prima Donna Azul


Suave e cremoso, essa é uma das variedades mais conhecidas. Possui aroma rico e bastante encorpado, sabor doce com um leve toque de amêndoas. Harmoniza muito bem com o preparo gastronômico de pratos frios e quentes.