top of page
  • Foto do escritorPalato

Saiba como harmonizar vinhos com a Ceia de Natal

Atualizado: 2 de dez. de 2019

O fim de ano está chegando e, com ele, começam os preparativos para as festas de Natal e réveillon. Decoração, presentes, mesa posta e a escolha do cardápio da ceia fazem parte desse momento tão especial. E todo esse clima de celebração pede uma boa bebida, não é mesmo?


Um vinho de boa qualidade é sempre bem-vindo, mas é preciso estar atento às características de cada rótulo para harmonizar corretamente com os pratos. Para fazer bonito na escolha do vinho, selecionamos algumas dicas, que vão tornar sua ceia ainda mais incrível. Vamos a elas:


Aves

Os clássicos natalinos, peru e chester, podem ser servidos com um vinho tinto mais jovem e frutado, que combina perfeitamente com a intensidade de sabor dessas aves. Vinhos que apresentam uma sutil presença de carvalho, ou com aromas que remetem a especiarias, também são muito bem-vindos.


Suínos

Presença marcante nas ceias, os pratos com carne suína costumam fazer bastante sucesso, compondo a mesa de jantar com mais sabor e requinte. Tanto o leitão quanto o tender podem ser harmonizados com vários tipos de vinhos, sejam eles brancos, tintos ou rosés. Uma boa opção são os portugueses, com acidez e álcool bem equilibrados. Experimente!


Peixes

Prato tipicamente natalino, e bastante saboroso, o bacalhau possui um sabor característico, que combina muito bem com vinhos brancos, de fina acidez e explosiva carga aromática. Dependendo da forma de preparo, por exemplo com legumes e bastante azeite, o sal e a gordura do bacalhau ficam mais evidentes, podendo também ser harmonizado com um vinho tinto contemporâneo, frutado e de taninos moderados.


Panetones

Na hora da sobremesa, o panetone é presença obrigatória e, claro, também pede uma harmonização adequada. Qualquer uma das três versões, doce de leite, chocolate belga ou tradicional, harmoniza muito bem com um Vinho do Porto. Aposte em rótulos com notas que remetem a baunilha e café, que apresentam doçura na medida certa.

Seja qual for a escolha do cardápio, o importante é celebrar e compartilhar momentos incríveis. Se forem acompanhados de um brinde com bons vinhos, melhor ainda. Uma mesa farta, repleta de delícias, vai tornar sua ceia ainda mais especial e inesquecível para todos. Tim, tim!

bottom of page