top of page
  • Foto do escritorPalato

Saiba tudo sobre os santos cervejeiros

Atualizado: 16 de fev. de 2021

Você já deve ter recebido no WhatsApp alguma mensagem sobre ser o dia de algum santo cervejeiro, né? Porém já recebemos em tantos dias diferentes que acabamos sem saber qual é realmente o dia desse santo ou se realmente ele existe. Mas não só existe, como são vários. Vamos conhecer alguns deles?




Santo Arnaldo de Soissons



Normalmente confundido com St. Arnulfo de Metz (vamos falar dele mais abaixo), esse santo nascido na Bélgica fez muito pela população local ensinando a fazer cerveja e a bebê-la ao invés de água. Como não existia saneamento básico, somado ao fato da produção de cerveja ferver o mosto acima da temperatura de pasteurização (claro que não sabiam da pasteurização ainda), era realmente mais saudável beber cerveja que água. O santo é padroeiro dos colhedores de lúpulo e cervejeiros e é representado, portando, por uma espátula de brasagem. Seu dia é comemorado em 14 de agosto.







Santo Arnulfo de Metz



Nascido na França, seu dia de festividade é comemorado no dia 18 de julho. A esse santo é atribuído o milagre de prover comida e bebida às pessoas que transportavam seus restos mortais de Remiremont para Metz. Uma delas orava pela intercessão do santo para que tivessem algo para se alimentar. Então, reza a lenda, que os canecos das pessoas se enchiam de cerveja e elas pudiam se nutrir e seguir viagem.










Santa Hildegarda de Bingen


Essa santa, considerada uma doutora da igreja, foi monja beneditina, mística, teóloga, compositora, pregadora, naturalista, médica informal, poetisa, dramaturga e escritora alemã (Ufa!). Apesar de ser considerada a patrona dos músicos, a santa com seus estudos em herbologia descobriu as propriedades conservantes e anti-inflamatórias do lúpulo e recomendou seu uso para conservar por mais tempo a cerveja. Seu dia é comemorado 17 de setembro.






Viu só? Como disse Benjamin Franklin, “A cerveja é a prova viva que Deus nos ama e quer que sejamos felizes”! Não fosse assim não teríamos tantos santos cervejeiros, não é? Então, para que seu brinde sagrado não falte em casa, passe nas prateleiras do Palato ou compre direto no site e garanta seu estoque!


Jayme Marden

Sommelier de Cervejas


bottom of page