Todos os anos, durante o mês de abril, o consumo dessa iguaria aumenta. E o motivo, claro, é a Semana Santa. Mas você sabe comprar um bom bacalhau pra servir nessa data especial? Então a gente te ajuda!
Geralmente, se faz bacalhau com algumas espécies de peixes lá da Noruega, e o famoso "bacalhau do porto", por ser menos fibroso e mais suculento, acaba sendo o preferido da maioria. Postas maiores são as escolhidas quando o assunto é bacalhoada ou bacalhau com natas, pois preserva a suculência da peça, que fica mais macia e saborosa. Para pratos como o escondidinho de bacalhau, uma ótima opção é comprar o bacalhau já em lascas e desfiado.
Na hora de comprar, especialistas chamam a atenção para a importância de comprar em locais com procedência e confiáveis. Preservação e estocagem são fundamentais quando o assunto é levar uma boa peça pra casa!
Então, pra não restar dúvidas, vamos às espécies e tipos de cortes?
Tipos de bacalhau
1 - Gadus Morhua: tem a carne mais branca e mais macia, é o queridinho pra ser feito em postas, na nata ou apenas o filé assado com muito azeite;
2 - Ling: não é uma peça alta como a anterior, mas é também macio e muito saboroso. É usado em lascas no preparo de pratos como o escondidinho de bacalhau;
3 - Zarbo: é o mais simples e mais fibroso dos três e, por isso, é ideal para bolinhos, para um refogado ou para ser usado no recheio de casquinhas.
Tipos de corte
1 - Lombo: é a parte mais nobre do peixe, e não possui espinhas. Corte perfeito para receitas mais requintadas e elegantes;
2 - Limpo, sem pele ou barbatanas: peixe pronto para o dessalgue, formado pelas partes mais finas do peixe. Nessa peça, você vai encontrar espinhas, por isso é importante ter cuidado na hora de manusear e servir!
3 - Desfiado: essa peça é composta por partes da barriga e do rabo do peixe desfiado em pequenos pedaços.
E pra dessalgar? É fácil!
Deixar o bacalhau de molho em água e com a pele pra cima é o primeiro passo para se preparar um bom bacalhau. Além de tirar o excesso de sal, o dessalgue serve para hidratar a peça que vai ser servida. Se, com a correria do dia a dia, você não encontra tempo para dessalgar seu peixe para a Semana Santa, aqui no Palato você encontra seu pescado já dessalgado. Assim você pode aproveitar o melhor da Páscoa com mais tranquilidade e estar ao lado de pessoas queridas!
Pronto! Agora você já sabe quais os tipos e cortes de bacalhau são os ideais pra cada receita!
Comentarios