top of page
  • Foto do escritorPalato

Você sabe o que é fermentação natural?

Atualizado: 25 de out. de 2019

Rústico, alemão, bengala, ciabatta, bisnaguinha e, claro, o francesinho. É difícil resistir àquele pãozinho quente com manteiga logo pela manhã, não é mesmo? O pão é um dos alimentos mais antigos e consumidos em todo o mundo. Tendo como ingredientes-base a farinha e a água, estima-se que surgiu há mais de seis mil anos, no Egito, logo quando descobriram a fermentação do trigo. No Brasil, essa iguaria chegou através dos portugueses.

Ele já foi considerado sagrado, moeda de troca e entrou na mesa dos brasileiros pra ficar; no café da manhã e na janta é item indispensável e presença confirmada na dieta do dia a dia e até em eventos mais elegantes, mostrando-se em receitas mais sofisticadas como a bruschetta, por exemplo.


Mas e o pão de fermentação natural? É mesmo melhor?


A fermentação natural começa com o processo de fabricar o fermento do pão, multiplicando as bactérias e fungos. Como falamos acima, a maioria das receitas tem com base água e farinha de trigo, ingredientes que, misturados, sofrem a ação natural de micro-organismos, transformando-se em um fermento que leva alguns nomes: levain, sourdough starter, pasta madre, massa azeda, entre outros.


A fermentação natural já não é novidade e a prática está relacionada ao início da agricultura no mundo. Pães fermentados de maneira natural, geralmente, levam o dobro do tempo para ficarem prontos, se comparados aos pães que têm aditivos químicos e fermento industrializado em sua composição.


Características e benefícios


Devido ao processo diferenciado de fermentação, possui maior acidez e é mais aromático, além do aspecto rústico e da casca crocante. Os pães de fermentação natural têm um sabor inigualável e são mais saudáveis, pois não têm aditivos químicos em sua composição e, por isso, é o preferido de muita gente, já que é de fácil digestão e não provoca aquela sensação desconfortável de estufamento. Sabe por quê? Durante o período de descanso da massa, que pode levar até 24 horas, a maior parte do gás carbônico é liberado, tornando o pão mais leve e evitando essa sensação de inchaço.


Por serem feitos de forma mais natural, aumentam a absorção de nutrientes no organismo e auxiliam a proliferação de bactérias benéficas do intestino. Também são indicados pra quem precisa de um dieta com menos açúcares, já que possuem baixos níveis glicêmicos.

E aí? Ficou com vontade de um pão deliciosamente crocante? Venha à nossa padaria e peça o pão especial de fermentação natural: pães frescos e mais saudáveis na sua mesa todos os dias!

bottom of page