top of page
  • Foto do escritorPalato

Quer comer os melhores chocolates do mundo? Temos a solução!



É difícil encontrar alguém que não aprecie um bom chocolate. Afinal, ele é o queridinho entre as sobremesas no mundo todo. E sempre há um bom motivo para se permitir saborear os encantos de um chocolate irresistível! Vamos compartilhar as curiosidades e características do mundo dos chocolates, assim você será um apreciador de carteirinha!

O chocolate é o resultado de uma mistura com o cacau, açúcar e leite. Mas você sabia que o chocolate nem sempre foi doce? A sua origem vem da América Central, local em que havia grande produção de cacau. Ele era consumido apenas pela nobreza, sendo uma bebida quente e amarga.

Os europeus foram os responsáveis por adoçar o chocolate e acrescentar especiarias que garantiam sabores variados. A partir daí, cada confeiteiro diferenciava o seu chocolate com técnicas e ingredientes secretos. Desde então, o chocolate é encontrado tanto na forma líquida, quanto nas formas sólidas, como o chocolate em barras, em pó e bombons. Além de ser ingrediente de várias sobremesas, como bolos e sorvetes.

Embora os maiores produtores de cacau estejam na África, Ásia e América do Sul, os chocolates mais famosos e premiados do mundo são os europeus. Conheça os chocolates tradicionais de alguns países:

Bélgica

A Bélgica tem o melhor chocolate do mundo, sem produzir um único fruto de cacau! Algumas características da produção do chocolate belga justificam o primeiro lugar no ranking: todos os ingredientes utilizados na produção são de primeira qualidade, além de produzir o chocolate em estilo artesanal, com técnicas aprimoradas ao longo dos anos. Outro fator que conta pontos é o frio. Como o país tem baixas temperaturas, não é preciso acrescentar ingredientes para que o chocolate não derreta. Assim, os belgas obtêm um chocolate considerado puro.

Uma sugestão de chocolate belga para apreciar é da marca Belgian, que confecciona os chocolates na forma tradicional de produção. Os chocolates Belgian têm amantes dos seus produtos por todo o mundo!

As caixas de bombom do Palato também são produzidas com o irresistível chocolate belga! Um dos segredos que tornam os nossos bombons tão deliciosos!


Suíça

A Suíça tem o maior consumo per capita de chocolate do mundo! Além de ser o país de nacionalidade de muitas marcas famosas. Embora o chocolate tenha surgido na América Central, foi na Suíça que criaram a primeira fábrica de chocolate. Outro fato importante e curioso é que antes do suíço Rodolphe Lindt, o chocolate era maciço e duro. Após várias tentativas fracassadas de deixar o chocolate macio, Lindt saiu da fábrica em uma sexta-feira e esqueceu de desligar o maquinário. Ao retornar na segunda-feira, o chocolate brilhava, tinha um aroma delicioso e o mais incrível: derretia na boca.

Para saborear um tradicional chocolate suíço, uma boa pedida é o Lindt. Chocolate de reconhecimento mundial pela maciez, aroma e sabor!

Outra marca internacionalmente conhecida é o Milka. Chocolate suíço líder mundial de vendas do tipo “chocolate ao leite” em barras. A marca é um ícone em seu segmento.


Itália

A Itália é tão apaixonada por chocolate, que tornou-se referência por realizar o Festival Internacional do Chocolate, conhecido como “Eurochocolate”. Este evento acontece ao longo de 10 dias na cidade de Perugia. O chocolate, em todas as formas e gostos, toma conta das principais ruas da cidade. Este Festival está no calendário de todos os europeus como um dos mais aguardados!

Um chocolate italiano bastante conhecido é o Ferrero Rocher. Surgiu com o intuito de ser um chocolate refinado e, mantém essa característica até no processo de embalamento. Os bombons são embalados tradicionalmente um a um.

Novi também é uma marca italiana que produz saborosos chocolates. Essa marca é reconhecida pela qualidade dos seus chocolates de sabor inigualável!


Polônia

Este país é o 6º maior exportador de chocolates do mundo! Os chocolates da Polônia têm uma grande característica: requinte. Nesta região se produz chocolates delicados, aveludados e com inúmeras opções de recheios.

Uma marca polonesa que está ganhando o mundo é a Goplan. É uma verdadeira estrela entre os doces! Esta marca promete criar chocolates com recheios cativantes, expressivos e muito crocantes!


Gostou de conhecer o fantástico mundo dos chocolates? Temos uma boa notícia: no Palato você encontra todos esses sabores!

Você conhece o bolinho francês mais adorado do mundo? Confira as deliciosas madeleines!

bottom of page