Você já ouviu falar em madeleine? Bolinho francês adorado em todo mundo, digno de respeito por ser uma das delícias mais suculentas dos aperitivos adocicados. Quando uma boa madeleine é saboreada, ela é capaz de encantar e marcar a memória com um sabor único e irresistível!
A madeleine é um pequeno bolo assado em formato de concha, produzido originalmente com ovos e raspas de limão. É um bolo típico da cidade de Commercy na França. Conta-se que ele foi servido pela primeira vez na mesa do duque de Lorraine no século XVIII. Diz a lenda que nesta noite, o convidado de honra para o jantar era o escritor Voltaire. Muita gente naquela região não simpatizava com o escritor, inclusive o mordomo e o padeiro do duque, que recusaram preparar o jantar. Para salvar a noite, uma empregada de nome Madeleine, improvisou uma receita de bolo que foi servida e adorada por todos!
As madeleines combinam perfeitamente com os lanches da tarde, acompanhadas de chás, cafés e sucos. Um aperitivo doce e delicado que merece ser compartilhado com pessoas queridas. O autor Proust em seu livro “Em busca do tempo perdido“, ao comer a madeleine molhada no chá relata o que sentiu: “Invadira-me um prazer delicioso, isolado, sem a noção de sua causa.”
Este bolinho tornou-se ícone da culinária francesa. O cozinheiro Joseph Grellier, famoso por seus bolos, biscoitos e galettes, fundou na França a empresa St Michel, responsável por fazer com que todas essas delícias ganhem o mundo na sua forma original de produção.
As madeleines da St Michel são feitas com autenticidade da receita original de Commercy, mantendo o sabor e a textura fofinha, característica marcante deste bolinho. Além da opção tradicional, também têm as opções com chips de chocolate, coberturas de chocolate e caramelo. Todas as receitas são sem conservantes, sem corante e sem gordura hidrogenada.
Ficou com vontade de vivenciar este sabor? Visite o Palato e descubra as deliciosas madeleines!