Que o vinho é uma das bebidas mais apreciadas no mundo há milhares de anos, você já sabe. Mas alguns fatos curiosos sobre essa bebida podem ser novidade! Por isso, selecionamos 5 curiosidades sobre vinho que você provavelmente não sabia, mas adoraria saber. Confira!
1. São necessárias 300 uvas para produzir uma garrafa de vinho
A informação exata de quantas uvas produzem uma garrafa de vinho, é difícil calcular, pois há várias variantes como: tamanho das uvas, acidez, método de fermentação e qual tipo de vinho será produzido. Mas os especialistas tomam como média, 300 uvas para produzir uma garrafa de vinho tradicional (750ml).
2. O vinho verde não é verde
Isso mesmo! Este é um vinho único no mundo, produzido exclusivamente nas margens do Minho, em Portugal. O nome do Vinho Verde deve-se ao fato da região de sua produção ser exuberantemente verde! E recebem essa denominação de origem (DOC) e não por conta da cor da bebida. Ou seja, ele pode ser tinto, branco ou rosé, menos verde!
3. Vinho do Porto não é produzido no Porto
Na verdade, o tão famoso e apreciado Vinho do Porto é produzido no Douro, em Portugal. Este vinho ganhou o nome “do Porto” por ser armazenado no Porto antes de ser exportado. Já que são regiões próximas!
4. Amadurecer e envelhecer não são a mesma coisa
Quando o assunto é vinho, não se pode considerar amadurecer e envelhecer como sinônimos. Os vinhos amadurecem no período em que estão nos barris de carvalho ou nas cubas de aço inoxidável. E envelhecem depois de engarrafados.
5. Garrafa de base profunda não influencia na qualidade do vinho
Essa conversa de que quanto mais profunda for a base da garrafa, melhor será o vinho é mito! O fundo da garrafa serve para encaixar melhor as garrafas de vinho no depósito da adega. Desta forma, elas ocupam menos espaço e ficam melhor arrumadas, evitando que a pilha desabe.
Já sabia de todas essas curiosidades? Compartilhe com os amigos e deixe-os por dentro do universo dos vinhos!