3 curiosidades sobre vinhos que você precisa saber

Atualizado: Mar 2

Para os amantes de um bom vinho não tem dia, hora ou estação. Uma bela taça da bebida é sempre bem-vinda. Há quem prefira os tintos e os que defendem os brancos, mas de todas os fatos e discussões ricas sobre esse mundo tão fascinante, existem alguns fatos curiosos e muito interessantes sobre essa bebida adora em todo o mundo.


1. Tim, tim! Saúde!

Na Grécia antiga, para provar que a bebida não estava envenenada, o anfitrião tomava o primeiro gole. Daí veio a expressão "saúde!", tão conhecida e propagada atualmente. É e de Roma o hábito de brindar, dando continuidade à "superstição" grega e aproveitando para celebrar.

2. 300 uvas = 1 garrafa


A verdade é que esse número bastante relativo, afinal varia de acordo com a safra, espécie de uva e tipo do vinho produzido. Acredita-se, por exemplo, que para produzir um Tokaji - vinho típico doce -, com uvas mais sequinhas, quase passas, e cheias de açúcar, precisa-se de quilos de uvas. A discussão é antiga, mas alguns pesquisadores e especialistas da bebida, creem que, em média, são necessárias cerca de 300 uvas para a produção de uma garrafa de 750ml. Legal, não é?



3. Espumante não é champanhe


Sabia que nem todo espumante é champanhe? Apenas o espumante produzido na região de Champagne, na França, pode receber esse nome. Esse espumantes, de altíssima qualidade, além da região, precisam ser produzidos da forma mais tradicional para não alterar a experiência. Clique aqui e conheça mais algumas diferenças.


E aí, gostou de saber alguma curiosidades sobre esse universo incrível? Continue nos acompanhando que sempre estamos trazendo conteúdo de qualidade para você!