top of page
  • Foto do escritorPalato

4 dicas para cervejeiros iniciantes

Você está iniciando no mundo das cervejas ou quer começar a tomar cervejas e anda meio perdido nesse movimento? Não se preocupe! O titio aqui pode ajudar com algumas dicas para que você não se arrependa e nem desista de seguir esse caminho. Vamos dar uma olhada a seguir?


1 – Quanto mais cara a cerveja, melhor ela é?


Bom, não. Muitas vezes o valor da cerveja, devido a impostos e tarifações de exportação, acaba deixando uma cerveja muito cara. É preciso conhecer bem de cervejas e ficar antenado no mercado para saber quando uma cerveja vale o preço que está sendo oferecido. Por isso uma dica que dou é comparar o estilo da cerveja que você quer beber com outra marca de mesmo estilo. Checar os ingredientes e especificações da cerveja como graduação alcoólica, tempo de validade e IBU (índice que mede o grau de amargor da cerveja - falamos sobre isso aqui) é primordial.



2 – Por qual cerveja começar?


O ideal é buscar cervejas o mais próximo possível do que já se é acostumado a beber. Para quem bebe as cervejas comerciais, o ideal é começar por alguma pilsner ou american lager. Um bom exemplo que podemos utilizar nesse caso é a Baden Baden Crystal. Uma american standard lager (apesar de ter pilsen no rótulo) cristalina e com um teor de álcool um pouco mais elevado que as tradicionais american lagers (5%).



3 – Qual a diferença de pilsen para lager?


Toda pilsen é uma lager, mas nem toda lager é uma pilsen. Lager são cervejas de baixa fermentação que levam mais tempo para fermentar e ficarem mais límpidas. Pilsen é apenas um estilo de lager. Porém, muitas marcas preferem utilizar o termo pilsen muito mais pelo apelo comercial devido ao nome ser mais famoso.


4 – Quanto mais amarga mais alcoólica é a cerveja?


Não necessariamente. O que garante o aumento de álcool na cerveja é a quantidade de malte por litro produzido. O lúpulo, responsável pelo amargor e aroma, não participa da potência alcoólica da cerveja. Um exemplo de cerveja amarga e com um teor alcoolico razoável (6,5%) é a Old Plane American IPA, uma cerveja relativamente nova (lançada no começo de 2019), que leva em sua composição 4 tipos de lúpulo, o que lhe confere aromas e sabores bem complexos, levando a sensações florais, cítricas e terrosas.


E aí, curtiu as dicas? Então corre nas prateleiras do Palato e vamos iniciar nossa jornada cervejeira!


Jayme Marden

Sommelier de Cervejas

bottom of page