Todos conhecem a riqueza cultural de Recife, que neste dia 12 de Março comemora seus 487 anos. E nada mais justo que celebrar seu aniversário apresentando um Patrimônio Cultural Imaterial da gastronomia pernambucana: o delicioso e único Bolo de Rolo.
Sua receita tem origem de uma adaptação do Colchão de Noiva, bolo português que se assemelha a uma espécie de pão de ló, enrolado em camadas grossas como um rocambole, com recheio de amêndoas.
Imagem: Google
Uma vez em terras pernambucanas, os portugueses trocaram o recheio pela goiaba, fruta bastante abundante na Zona da Mata, sempre com doses generosas de açúcar dos engenhos da região.
A massa foi modificada em seu preparo, passando a ser enrolada em camadas finas, fazendo com que o resultado final do bolo parecesse um rolo. Eis a origem do seu famoso nome.
Imagem: Google
Mas não se engane, não é um rocambole. O Bolo de Rolo é diferente desde a massa até a apresentação. Suas camadas são fininhas, ele é molhadinho e traz a assinatura de Pernambuco.
Imagem: Veja Recife
A massa é feita com farinha de trigo, ovos, manteiga e açúcar e enrolada com uma camada de goiabada derretida. O preparo é bem rápido, mas exige atenção, das medidas dos ingredientes à sua apresentação.
Variedades de sabores
Devido a grande popularidade, novos sabores de Bolo de Rolo surgiram no mercado. Hoje ele pode ser encontrado com massa de chocolate e vários outros recheios como: doce de leite, chocolate, limão e até café.
É delicioso quando harmonizado com um café bem quentinho no fim de tarde ou uma fatia de queijo do reino.
Ele também combina bem como coadjuvante num doce especial e com sorvetes.
Mas nada mais recomendável do que comemorar o Aniversário de Recife com essa deliciosa iguaria de Pernambuco.
Imagem: Google
Parabéns Recife! O nosso Bolo de Rolo já está pronto para comemorar o seu aniversário.
Adquira em nossas lojas.
Comments