top of page
  • Foto do escritorPalato

Celebre com estilos de Cervejas que harmonizam com frutos do mar.

Atualizado: 1 de abr.



Para aqueles que desejam adicionar um toque especial aos pratos típicos de frutos do mar, uma escolha cuidadosa de cerveja pode elevar ainda mais sua experiência gastronômica. 

Indicamos três cervejas de diferentes estilos que harmonizam bem com esses pratos tradicionais.



Witbier



A Witbier, ou cerveja de trigo belga, é uma escolha refrescante e cheia de sabor.

Suas notas cítricas e toques sutis de especiarias complementam perfeitamente com pratos como camarões grelhados, salmão ao molho de limão e até mesmo uma tradicional sopa de frutos do mar. 


A leve acidez e efervescência ajudam a limpar o paladar entre as mordidas, tornando-a uma escolha ideal para uma refeição festiva de Páscoa.


A Blue Moon é uma ótima cerveja desse estilo, apresentando um sabor refrescante e distintivo.


Produzida pela Blue Moon Brewing Company, uma subsidiária da MillerCoors, ela é caracterizada por suas notas de laranja e coentro, que lhe conferem um perfil de sabor cítrico e especial.


Com coloração dourada e uma textura suave, a Blue Moon é uma escolha perfeita para aqueles que apreciam cervejas leves e acessíveis. 


Seu nome evoca a ideia de momentos especiais e celebrações, tornando-a uma escolha comum para diversas ocasiões sociais.



Pale Ale



Uma Pale Ale equilibrada pode ser uma excelente opção para aqueles que procuram uma cerveja mais robusta para acompanhar frutos do mar, devido aos seus aromas de lúpulo floral e malte caramelizado.


Complementa bem pratos mais intensos, como lagosta grelhada, vieiras salteadas e peixes mais gordurosos, como o salmão.


A leve amargura corta a gordura, enquanto seu corpo médio e sabor maltado adicionam uma dimensão extra à refeição.


Uma ótima dica de excelente custo/benefício é a cerveja Eisenbahn Pale Ale


Produzida pela cervejaria brasileira Eisenbahn, conhecida por suas criações de alta qualidade e variedade de estilos,  a Eisenbahn Pale Ale se destaca pelo equilíbrio entre malte e lúpulo, apresentando características maltadas e um amargor moderado. 


Exibe uma coloração âmbar, aroma frutado e floral e um sabor maltado com toques de caramelo, seguido por um final levemente amargo.


 É uma cerveja refrescante e versátil, adequada para acompanhar uma grande variedade de frutos do mar.




India Pale Ale (IPA) 



O alto teor de amargor do estilo India Pale Ale (IPA) é perfeito para limpar o paladar de pratos mais intensos. Por isso, combina bem com peixes gordurosos e empanados em geral.


Nesse estilo, indicamos a Lagunitas IPA. Cerveja icônica da cervejaria Lagunitas Brewing Company, sediada na Califórnia, EUA. 


Ela é um exemplo clássico do estilo conhecido por seus sabores intensos de lúpulo.


Apresenta uma cor dourada e translúcida, com um aroma pronunciado de lúpulo cítrico e floral.


 Seu sabor intensifica as notas de lúpulo, revelando nuances de frutas tropicais, cítricas e pinhosas, equilibradas por um suave malte de base.

 

Tem um amargor assertivo, característico do estilo IPA, e uma finalização seca e refrescante, uma escolha precisa entre os entusiastas de cervejas artesanais que apreciam o perfil robusto e aromático das IPAs americanas.



Enquanto nos reunimos ao redor da mesa para desfrutar de pratos deliciosos de frutos do mar, lembre-se do papel importante que as cervejas podem desempenhar na elevação de suas experiências culinárias.


Beba com moderação e se beber, não dirija. Cheers! 


bottom of page