top of page
  • Foto do escritorPalato

Conheça o mundo das Pilsen


Provavelmente as primeiras cervejas que todos nós já tivemos contato foi uma “tipo pilsen”. Como nós já falamos aqui em nosso blog a diferença entre as Pilsens e as Lagers (Não viu? Clique aqui!), então vamos nos ater às Pilsens “de mermo”.


O termo teve origem na República Tcheca, na região de Pilsener, onde as primeiras produções de baixa fermentação e a água propícia para cervejas leves deram origem à primeira cerveja do estilo Bohemian Pilsener (ou, popularmente, pilsen). Logo depois, os alemães criaram a German Pils, mais floral e menos amarga que sua versão Tcheca.


Há alguns mais radicais que dizem que Pilsener mesmo, só as da República Tcheca (principalmente os tchecos). Outros discutem que os alemães melhoraram o processo e fizeram uma cerveja melhor (principalmente os alemães). Então, quem ganha essa briga?



Enquanto isso, que tal experimentarmos umas pilsens brazucas enquanto os gringos se estapeiam?




Deodora Pilsen

ABV 4,8%


Essa pode ser considerada a primeira pilsen alagoana! Leve, agradável e de aroma floral, é presença campeã em casamentos, em churrascos e em festas locais, por trazer um sabor que faz ponte entre as cervejas de massa e as artesanais. Não quer fazer feio num churrasco de amigos cervejeiros ou numa jogatina de baralho naquele sábado à noite? A Deodora Pilsen não vai decepcionar!











Dortmund Pils

ABV 4,5%


Essa renomada cervejaria brasileira, oriunda de São Paulo, lugar que permeia todas as escolas cervejeiras em suas produções, não iria deixar de fazer sua versão de uma German Pils. Leve, aromática e saborosa, também é uma ótima opção para um churrasco ou pra uma noite com os amigos.












Colorado Cauim

ABV 4,5%


A cervejaria Colorado é tradição quando o assunto é inserir brasilidade nas cervejas que produz. Cauim tem origem tupi, e o nome cai como uma luva, já que leva mandioca na composição. A nomenclatura vem da bebida feita com mandioca e cereais pelos índios, mas, tecnicamente, a Cauim não seria considerada uma pilsen original pelos alemães, que acreditam que a bebida, para ser categorizada assim, precisa ter 100% dos insumos seguindo a receita original da Alemanha. Apesar de qualquer polêmica de categoria, é uma ótima cerveja pra acompanhar o futebol de domingo!




Jayme Marden é sommelier de cervejas formado pelo Instituto de Cervejas do Brasil (ICB-SP) em conjunto com a Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-SP) e a Association de la Sommellerie Internationale (ASI). É sócio-fundador e atual membro da diretoria da Associação de Cervejeiros Caseiros e Artesanais de Alagoas (ACervA Alagoana).

bottom of page