• Palato

Dia Mundial do Pão: comemore com muito sabor

Atualizado: Fev 16

Considerado um dos alimentos mais tradicionais no mundo, o pão está presente em quase todas as mesas e ganhou até uma data para celebrar sua importância. Hoje, 16 de outubro, comemora-se o Dia Mundial do Pão, data instituída em 2000 pela União dos Padeiros e Confeiteiros de Nova York.


Desde os primórdios, quando foi descoberta a fermentação do trigo e os primeiros pãezinhos começaram a ser assados no Egito, ele vem sendo consumido nas mais diversas formas, tendo suas receitas aprimoradas ao longo dos tempos. Por isso, nada mais justo que uma data para homenagear esse alimento que faz parte do nosso dia a dia.


Rico em carboidrato, um importante macronutriente que fornece energia para o corpo e, principalmente, para o cérebro, o pão pode fazer parte de qualquer refeição do dia, seja no formato de sanduíche no café da manhã, como entrada no couvert do almoço ou mesmo uma torradinha para acompanhar a sopa no jantar.

Ele está tão presente no decorrer da nossa vida, que acabamos construindo memórias afetivas: fica difícil resistir àquele misto quente, que nos lembra a infância, não é? Ou aquele pão com manteiga, com um cheirinho delicioso e inconfundível, presença constante em nossos cafés da manhã. É enorme a variedade de pães existentes e, maior ainda, sua versatilidade e possibilidades de combinação com recheios doces e salgados.