• Palato

Mitos e verdades sobre o queijo

Atualizado: 21 de Jan de 2020

Hoje, 20 de janeiro, comemora-se o Dia Nacional do Queijo. E, para fazer jus a essa data, nada melhor do que falar um pouco sobre esse delicioso alimento, não é mesmo? São muitos os tipos disponíveis no mercado, a maioria deles fabricados com leite cru. Sozinhos ou acompanhados, os queijos são consumidos em forma de petiscos ou incorporados no preparo de receitas, garantindo mais sabor às refeições. Conheça alguns mitos e verdades sobre essa iguaria:


1 - Queijo engorda

Mito. O queijo sozinho não engorda, mas devemos levar em consideração que cada um tem seu valor calórico. O problema está no consumo exagerado. Se você comer em grande quantidade, pode engordar, sim. Se comer com moderação, não haverá nenhum prejuízo para a dieta.


2 - Os amarelos são mais gordurosos que os brancos

Mito. A cor amarela não tem a ver apenas com o teor de gordura, pois existem outros fatores que podem influenciar na sua coloração, como o teor de betacaroteno (vitamina A) ou a presença de corante, por exemplo. É importante ler a embalagem para escolher as opções de queijo mais saudáveis e consumir com sabedoria.

3 - São ricos em cálcio, vitaminas, proteínas e nutrientes

Verdade. O queijo é um alimento altamente nutritivo, fornecendo diversas vitaminas e minerais, além de ser uma fonte concentrada de nutrientes do leite, como por exemplo o cálcio, que tem um papel importante na saúde dos ossos e dentes.


4 - Devem ser guardados na geladeira

Mito. Alguns tipos precisam ser conservados em geladeira, outros não. Os de massa macia ou fatiados precisam ser mantidos refrigerados, enquanto os queijos duros e alguns semiduros devem ficar fora da geladeira, enrolados em um pano úmido.